esta é a primeira iniciativa do género dirigida aquele país asiático e da comitiva fazem ainda parte a secretária de estado do turismo, cecília meireles, e cerca de 20 empresas portuguesas, entre as quais os principais grupos hoteleiros, como pestana, vila galé, dom pedro, altis, sana ou thema, e agências e operadores turísticos (geostar, aim group, lusanova ou osiris).
na índia, em acções a realizar em nova deli e bombaim, têm encontrado marcado com mais de 300 profissionais do sector turístico e da comunicação social local, que também participarão em eventos de promoção do destino portugal.
«os workshops na índia representarão uma componente vital para estabelecer ligações entre os profissionais portugueses e indianos do sector turístico. a visita desta delegação faz parte de um conjunto de actividades estratégicas que iremos realizar neste mercado», explica o presidente do turismo de portugal, frederico costa.
tentar captar turistas indianos para portugal, aproveitando as conexões aéreas existentes na europa ou o novo voo diário entre lisboa e o dubai – operado pela companhia aérea emirates e visto como ligação directa à ásia – é outro dos objectivos principais desta missão, que se enquadrada na estratégia de diversificação de mercados emissores de turistas para portugal.
«sempre nos sentimos próximos da índia, especialmente devido à nossa ligação histórica com goa. esta nossa iniciativa de marketing vai posicionar portugal como um destino de lazer e de história e cultura perante os turistas indianos», considera por sua vez a secretária de estado do turismo, cecília meireles.
sendo a 10ª maior economia mundial, na índia o poder de compra tem vindo a aumentar, permitindo a cada vez mais indianos fazer férias no estrangeiro. desses, cerca de 15% opta por viajar para a europa, com portugal a conquistar, em 2011, 13,8 mil hóspedes indianos. geraram 36 mil dormidas na hotelaria nacional e 3,5 milhões de euros em receitas.