ACAPOR apresenta queixa contra Warez Tuga e Oxe7

A Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal (ACAPOR) apresentou queixa contra dois dos maiores sites portugueses de partilha ilegal de ficheiros.

nuno pereira, presidente da acapor, sintetiza a grandeza destes dois sites de partilha de ficheiros através de uma simples estatística: «há dias, o wareztuga disse ter batido o recorde de audiência com 150 mil utilizadores e 277 mil visitas num único dia. ora se 30% dessas 150 mil pessoas virem um filme por dia nesse portal, chegamos ao final do ano com mais de 16 milhões de espectadores. o que significa que há mais utilizadores deste portal do que espectadores em todas as salas cinema portuguesas, que em 2011 não foram além dos 15 milhões. o oxe7 é maior que o wareztuga, só que distribui tudo e mais alguma coisa – de vídeos a músicas, de jogos a revistas – e por isso não podemos fazer o mesmo tipo de comparação com as salas de cinema. em contrapartida, o wareztuga distingue-se por fazer streaming de vídeos legendados em português».

apesar da queixa já ter sido apresentada, nuno pereira diz, à exame informática, que do encontro que manteve com um procurador do ministério público saiu uma certeza: «o procurador explicou-nos que há dificuldades técnicas e jurídicas para lidar com estes casos».

o facto de ambos os sites estarem alojados em servidores nos estados unidos dificulta e muito a tarefa. «se fosse um serviço de alojamento português, o problema estava resolvido», acrescenta nuno pereira.

sol