Cecília Meireles: ‘Há um enorme interesse do mercado indiano’

As praias e cidades portuguesas podem vir a servir de cenário aos filmes de Bollywood, a indústria cinematográfica indiana. A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, falou ao SOL à margem da primeira missão empresarial do sector turístico português à Índia, que decorreu em Deli e Bombaim.

que balanço faz desta abordagem a bollywood?

é uma abordagem do ponto de vista do turismo e todos os organismos internacionais que tratam deste sector estão a fazer o mesmo no mercado indiano. foi uma abordagem mais exploratória, correu bastante bem e temos uma visita de prospecção da parte deles marcada. em todo caso, é um processo negocial complexo e depende das condições que surgirem depois dessa visita. temos que fazer uma análise muito cuidada entre o investimento e o retorno. mas vamos criar as condições logísticas para ver se é possível.

e que resultados houve dos contactos institucionais e mais comerciais com as associações turísticas indianas e até com as empresas nacionais que vieram?

faço um balanço muito positivo, mas gosto sempre de pôr o pé no chão e explicar que estas são abordagens exploratórias. trocaram-se centenas, senão milhares, de cartões. é preciso depois perceber em quantas reservas vão materializar-se. mas, para já, percebeu-se que há um enorme interesse do mercado indiano, que nunca tinha sido explorado. além disso, apareceram produtos não tão intuitivos para este mercado, como o touring e o citybreak, mas também o mice (eventos e incentivos), em que têm um enorme interesse e efeito multiplicador. e ainda o segmento dos casamentos e luas-de-mel, que pode valer a pena explorar.

há alguma meta para a evolução do turismo indiano em portugal?

não faz sentido estabelecer metas, porque a fasquia está tão baixa que é evidente que vamos crescer.

ana.serafim@sol.pt