na primeira missão empresarial do sector turístico português à índia, que decorreu em deli e bombaim (veja aqui as fotos), a comitiva do turismo de portugal e da secretaria de estado mantiveram contactos com vários agentes ligados a bollywood, encarregues de seleccionar sítios para rodar filmes. e o primeiro passo já foi dado.
em março de 2013, um grupo destes profissionais deverá fazer uma viagem exploratória para ‘tirar as medidas’ às paisagens e às cidades portuguesas. «facilmente conseguimos que um projecto de kapoor [um importante produtor de bollywood] aconteça em portugal» , explica o seu manager, raj shan, que já tem o argumento pronto com três heróis e dez heroínas, e para o qual procura resorts onde filmar. «será uma grande publicidade para portugal, porque terão metade da indústria de bollywood no país» , explica.
também o produtor jitendra chacha e a actriz e produtora poonam dhillon mostraram interesse em conhecer mais de lisboa, braga ou coimbra, mas também da arquitectura e até da vida nocturna lusa, para que sirvam de cenários ao seu trabalho. para que um país entre num filme de bollywood são pedidas algumas contrapartidas – facilitar filmagens em património histórico ou incentivos fiscais, por exemplo –, mas o retorno para o turismo pode compensar. a exibição de um blockbuster de bollywood rodado em espanha, em 2010, fez o volume de turistas da índia no país aumentar de 70 mil para 200 mil, num ano. já na suíça, que também apareceu numa longa-metragem indiana, os valores dispararam 30%.
portugal não quer ficar fora deste filme, até porque muitos destinos tentam promover-se através do cinema indiano, e para isso levou para o grande ecrã um nome de peso. no vídeo mostrado à comunicação social e às empresas indianas nos workshops sobre portugal, lá estava o actor jeremy irons, que rodou recentemente em lisboa, a elogiar a capital portuguesa. momentos antes, tinha aparecido o depoimento do futebolista do sporting e capitão da selecção indiana, sunil chhetri, falando da gastronomia, da hospitalidade e do clima lusos.
é que se bollywood é uma forma de chegar ao consumidor final, nesta missão à índia – em que participaram 22 empresas portuguesas – outro dos objectivos foi divulgar portugal enquanto destino turístico junto de operadores e agentes indianos. na bagagem foram também os produtos que poderão ter ‘mais saída’ neste mercado: desde os congressos, ao turismo cultural até à realização de casamentos e luas-de-mel (ver texto em baixo).
«esta aposta na índia tem a ver com diversificação de mercados» , explica o presidente do turismo de portugal, frederico costa. «portugal depende demasiado de poucos mercados. é certo que os nossos maiores mercados estão e estarão sempre na europa. mas se conseguirmos aumentar e diversificar, ganhamos» , continua.
a índia é o 45º mercado emissor para portugal, enviando 13,2 mil turistas, que geraram 3,5 milhões de euros, 0,04% do total em 2011. mas este indicador tem vindo a crescer a uma taxa média anual de 2% desde 2007, segundo dados do instituto nacional de estatística e do banco de portugal.
*na índia, a convite do turismo de portugal