A crise do Sporting

Em Moreira de Cónegos, o Sporting ‘deu um ar de alguma graça’. Recuperar de dois golos de desvantagem exige alguma auto-confiança e força anímica.

este treinador, franky vercauteren, tem um bom currículo. ganhou três campeonatos na bélgica, não pode ser mau! precisa de tempo para organizar a equipa e pôr cada sector a funcionar devidamente. a defesa é um caso gritante, mas a função de ponta-de-lança também. o que é feito por van wolfswinkel não chega. rinaudo não pode passar a vida a fazer faltas e a levar cartões amarelos. a equipa precisa de respirar fundo e de sentir alguma serenidade à sua volta.

admito que este treinador possa conseguir resultados. não pareceu atemorizar-se com o caos que estava instalado nem com os resultados negativos que já aconteceram sob a sua orientação. dizem que é disciplinador e exigente na preparação física. a equipa precisa disso.

quanto ao presidente, entendo que o sporting precisa de estabilidade e não pode ter eleições agora. em vez de eleições, precisa de lições. lições de serenidade, de sensatez e de solidariedade. precisa de silêncio e de sossego.

aliás, não só o sporting precisa de silêncio. noutro nível, o real madrid, também… lá, quase todos os dias há alguém que fala, há quem diga o que pensa ou se gosta de cristiano ronaldo ou de josé mourinho. é caricato! e isto, a juntar às quezílias que existem, com frequência, em torno do treinador do real, das suas declarações e das suas atitudes. então iker casillas, sergio ramos e xabi alonso têm produzido declarações ‘interessantíssimas’ sobre esse tema ‘fascinante’.

durão tem de conseguir

durão barroso não tem de pedir: tem de conseguir. são mil milhões de euros, note-se, para seis anos. não é isso que muda as nossas vidas. já tivemos muitos milhares de milhões, desde a adesão, e estamos como se sabe.

importante é resolvermos o nosso desequilíbrio estrutural, é vivermos com os nossos recursos.

de qualquer maneira, temos direito a fundos de coesão, porque já contribuímos muito para as maiores economias da europa.

durão barroso é um dos três chefes da troika, juntamente com christine lagarde e mario draghi. não basta pedir. ele, passos coelho e paulo portas têm de conseguir.

reformar o estado e não só

quanto à reforma do estado, não a concebo sem o lançamento simultâneo de um plano nacional para a produtividade. insisto neste tema. a questão está em criarmos mais riqueza. temos de trabalhar mais e melhor. estou certo de que a grande maioria dos trabalhadores portugueses prefere trabalhar mais desde que, com isso, consiga que não lhe mexam mais nas remunerações.

requisição dos estivadores

n ão consigo descortinar as razões pelas quais ainda não foi decretada a requisição civil em pleno. serviços mínimos quando está em causa, durante tantas semanas, uma área tão crucial para a economia portuguesa, não é suficiente.

trata- se de um sector complexo. complexo é também o dos pilotos da tap e outros equivalentes. aqui, nos estivadores, as consequências são devastadores para as exportações dos nossos produtos e para o nosso sector portuário. é para casos como este que está prevista a requisição.

santos pereira afirma-se

quero salientar o esforço meritório do ministro da economia para produzir um discurso e conseguir medidas importantes para a economia portuguesa. começou a dizer alto o que pensa e faz muito bem. a perspectiva do investimento, do crescimento, da inovação, da criação de emprego têm de vir desse ministério. falando mais, até, de programas que estão em vigor – com fundos europeus – que muitas pessoas não conhecem. o governo precisava de um ministro da economia interventivo. a diferença notou-se.

distribuir os subsídios

considero positiva a distribuição dos subsídios pelos 12 meses do ano. minora a sensação de ‘rombo’ nas finanças de cada um e ajuda ao esforço das tesourarias das empresas. aliás, mesmo sem esta crise, seria esse o futuro dos subsídios. não são muitos os países com 13.º e 14.º meses.

lisboa-bragança

considero lamentável que não se criem condições para continuar a ligação aérea lisboa–bragança–vila real.levem as pessoas da troika, de carro, até bragança. dizia dulce pontes, actualmente moradora em bragança, que daqui em diante terá de se socorrer do aeroporto de vigo, ou mesmo de madrid, para a ligação a outros voos internacionais.