A prova dos 9 de um vinho universal

A Adega Mayor completa uma trilogia de edições limitadas com um vinho que homenageia a capacidade do homem sonhar e descobrir o universo.

sonhar o universo… afinal, o que seria do homem se perdesse a sua capacidade de sonhar. foi assim que se descobriram novos mundos, que se chegou à lua e se abriram novas portas que permitirão, creio, a revelação de novos universos. em 2009 celebrou-se o ano internacional da astronomia e agora, em 2012, anunciam-se novos planetas que a melhorada ciência das sondas espaciais e dos telescópios tornou possível desvendar no enorme espaço que se abre sobre as nossas cabeças. mais. cientistas descobriram umas quantas super-terras (já foram assinaladas nove), planetas assim designados por terem muito mais massa do que a nossa terra e alguns, acredita-se, estão cobertos mais de metade por água e a orbitar à volta do seu próprio sol.

é neste mundo em constante mudança que a adega mayor homenageia a grandiosidade do ser humano e a sua capacidade de se transcender, de sonhar, apresentando em sua honra um vinho, também ele com linguagem universal. com edição limitada, vem no seguimento de outros dois vinhos: o 7, inspirado nas 7 maravilhas do mundo, e o 8, que brindou ao espírito olímpico da criação. agora, para completar a trilogia mayor, nasce o 9, um vinho de alma conceptual e cujo nome é também uma homenagem ao número do céu e da humanidade.

o 9, número universal, tem toda uma simbologia neste néctar, que fez com que ela mesma presidisse ao acto de engarrafamento. com efeito, no dia 9 do mês 9 de 2009, 9 pessoas enchiam 2009 garrafas de um tinto feito a partir das castas aragonez, trincadeira e alicante bouschet. o vinho estagiou 10 meses em barricas novas de carvalho francês e apenas das melhores barricas se fez o lote do 9, que depois estagiou ainda mais 15 meses em garrafa.

na sua prova, destacam-se os frutos negros, chocolate, especiarias e café. na boca, revela-se encorpado, com taninos vivos que lhe irão permitir uma longa guarda em garrafa. este vinho de autor, da responsabilidade do enólogo paulo laureano, é bem digno de brindar à magia do mundo e àqueles que ousam sonhar o universo.l

jmoroso@netcabo.pt