estou em crer que as aparências iludem. ela certamente levantou-se, talvez numa altura em que as câmaras não o mostraram. tanto mais que me garantem haver especialistas em etiqueta a trabalhar nas televisões, pelo menos na sic e na tvi.
entre amigos íntimos, e da mesma geração, em reuniões puramente sociais, é natural que as senhoras não se levantem. noutros tempos, como ainda podemos ver em pessoas mais velhas e bem educadas, ou em filmes antigos, até era usual os homens levantarem-se em mola sempre que, na mesma mesa ou no mesmo círculo de uma sala, uma senhora se levantava.
hoje, as jovens senhoras deveriam levantar-se ao cumprimentarem pessoas mais velhas ou com um estatuto oficial que atribui protocolo. e, quando estamos num ambiente profissional, as diferenças entre mulheres e homens (mesmo na distribuição dos lugares na mesa) esfumam-se.
no caso em análise, em que o primeiro-ministro era apresentado como convidado dos jornalistas (embora a entrevista tivesse lugar na sua residência oficial, o que não altera as coisas), a jornalista tinha de se levantar para o cumprimentar.
e recuso-me a acreditar que não o tenha feito, preferindo pensar que houve um erro de realização que o omitiu – acabando por deixá-la mal.