Vilanova: operação e 6 semanas de tratamento

Tito Vilanova sofreu uma recaída do seu estado de saúde, após lhe ter sido detectado um gânglio perto do local onde, a 22 de Novembro de 2011, lhe foi retirado um tumor, na glândula parótida. O treinador do Barcelona vai ser operado amanhã, e ficará internado durante quatro ou seis dias antes de iniciar um…

o mundo deportivo avançou que o técnico será submetido a uma intervenção cirúrgica na manhã de quinta-feira, já depois de o desportivo catalão sport ter revelado a sua recaída. 

esta último escreveu que ontem, terça-feira, aquando de uma consulta periódica, os médicos detectaram numa tac (tomografia axial computorizada) um pequeno gânglio a centímetros do sítio de onde tinha sido retirado o tumor. a operação de amanhã, quinta-feria, será para o retirar, sendo assim um caso de menor gravidade que o inicialmente especulado.

o barcelona já publicou um comunicado médico, confirmando que vilanova será submetido, na quinta-feira, a uma intervenção cirúrgica, prevendo-se «um tempo de internamento de três ou quatro dias», ao qual se seguirá «um tratamento de radioterapia e quimioterapia, que vai durar cerca de seis semanas».

os médicos não descuraram de tito manter as suas funções como treinador principal do barcelona durante o seu período de tratamento. «durante este tempo, e dependente da sua evolução, o tratamento poderá compatibilizar-se com a sua vida laboral», lê-se igualmente no comunicado, antes de o clube apelar «ao respeito e confidencialidade do processo, atendendo aos desejos» do treinador’.

nova luta, um ano depois
a notícia surgiu mais de um ano após vilanova ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica para remover o tumor, que se encontrava alojado na glândula responsável por grande parte da produção de saliva no corpo humano.

ainda se falou que o barcelona já estaria em busca de um substituto, mas a direcção do clube já terá desmentido tal hipótese, e o mais provável poderá ser a substituição temporária de vilanova pelo seu adjunto, jordi roura.

o treino diário ficou agendado para as 18 horas – 17 horas portuguesas -, e, cerca de meia hora antes do início dos trabalhos, os jogadores terão sido informados acerca do estado de saúde do seu treinador, segundo o noticiado pela imprensa catalã.

devido aos problemas do treinador, sandro rosell, presidente do clube, chegou a cancelar uma comunicação à imprensa, agendada para realizar um balanço da época e entregar o prémio vázquez montalbán ao escritor britânico nick hornby.

no domingo, foi transmitida uma entrevista que o técnico concedeu ao programa le marató, da tv3, onde recordou as suas experiências na luta, que se julgava ganha, contra o cancro. «tudo, até a minha vida profissional, mudou tanto e em tão pouco tempo que pareceu que passaram três anos», confessou.

antes de assumir o cargo de treinador principal da equipa, tito vilanova acompanhou sempre guardiola como seu adjunto: em 2007/2008, então no barcelona b, e entre 2008 e 2012, já na equipa principal. apenas se ausentou entre 22 de novembro – dia da primeira operação – e 7 de dezembro, data em que regressou ao banco, aquando da visita do barça a madrid, para defrontar o real de josé mourinho.

o real madrid emitiu um comunicado no seu site oficial, no qual desejou «a mais rápida recuperação» a vilanova, expressando o seu «apoio, carinho e afecto ao treinador», extensivo «ao seu clube e à sua família». e assim caiu por momentos uma rivalidade.

esta quarta-feira também se soube que éric abidal já tinha autorização para se juntar ao plantel catalão, e o internacional gaulês terá hoje treinado juntamente com os seus companheiros de equipa.

o defesa francês, recorde-se, foi operado em março de 2011 a um cancro no fígado e, mesmo voltando à competição nessa mesma época – chegou a disputar e vencer a liga dos campeões -, teve que se submeter a um transplante de fígado já em março deste ano.

(notícia actualizada às 18h11.)

diogo.pombo@sol.pt