Consórcio da Fraport mantém interesse na ANA

A não privatização da TAP, anunciada hoje pelo Governo, não afectou a decisão do consórcio formado pela Fraport, que gere o aeroporto de Frankfurt, e pelo fundo australiano IFM, de concorrer à privatização da ANA.

«o interesse do consórcio fraport/ifm na ana é independente do desfecho do processo de privatização da tap», afirmou ao sol fonte deste consórcio, sublinhando que na corrida à ana foi apresentada «a melhor proposta estratégica e financeira, sem colocar condições, respeitando o caderno de encargos».

«o nosso projecto defende o investimento de forma contínua no crescimento de todos os aeroportos da ana a longo prazo, com base na experiência e know how que a fraport e o ifm têm na gestão de 22 aeroportos no total, que movimentam 300 milhões de passageiros», reiterou a mesma fonte.

contactados, os franceses da vinci e o consórcio constituído pela ccr/zurich airport e gip optaram por não comentar. e ainda não foi possível obter uma reacção do agrupamento eama, o outro candidato à privatização da gestora aeroportuária portuguesa, que inclui a corporacion america.

as propostas dos quatro candidatos à privatização da ana foram entregues ao governo na passada sexta-feira. a decisão sobre o vencedor será conhecida após o conselho de ministros da próxima quinta-feira, 27 de dezembro.

ana.serafim@sol.pt