Um regresso à história de Leverkusen

Saídos da Liga dos Campeões, os encarnados foram agora empurrados pelo sorteio para um confronto com o Bayer Leverkusen, na Liga Europa. O Benfica regressa à Alemanha, à cidade onde, em 1994, um empate a quatro bolas empurrou a equipa para as meias-finais da extinta Taça das Taças. Se vencer os germânicos, os lisboetas defrontará…

nesse ano, um jovem rui costa marcou um dos valiosos golos que valeram a qualificação aos encarnados. hoje, no mesmo rosto, mais velho com os anos, viu-se um sorriso puxado pela ironia do sorteio que tirou o nome do benfica para defrontar a equipa de leverkusen. 

nos dezasseis avos de final da liga europa, os lisboetas encontram assim o clube que de mais perto persegue, na bundesliga, o bayern de munique: está a nove pontos dos líderes bávaros, e na prestação europeia, ultrapassou um grupo – só com uma derrota – onde coabitou com metallist, ronsenborg e rapid de viena.

o seu percurso na liga alemã obriga a referir stefan kissling, avançado da equipa cujos 12 golos são o registo mais goleador do campeonato, e personificam a mais perigosa ameaça no ataque do leverkusen, onde é secundado por andre schurrle, jovem internacional germânico, e gonzalo castro. esta tripla marca muitos golos, mas não esconde os muitos que a equipa também vai sofrendo – 22, só na bundesliga.

em tudo é orquestrada por sami hyppia, antigo internacional finlandês, histórico defesa do liverpool que acabou a carreira em leverkusen, que orienta a equipa na sombra de sacha lewandoski, cujo nome surge como treinador principal apenas porque o escandinavo ainda não dispõe do nível/licença de treinador da uefa para constar como técnico principal deste bayer.

o
sorteio dos dezasseis avos de final da liga europa:

bate borisov – fenerbahce

inter de milão – cluj

levante – olympiakos

zenit – liverpool

dínamo de kiev – bordéus

bayer leverkusen –
benfica

newcastle –
metallist kharkiv

estugarda – genk

atlético de madrid – rubin kazan

ajax – steua de bucareste

basel – dnipro

anzi – hannover

sparta de praga – chelsea

borussia de mönchengladbach – lazio

tottenham – olympique de lyon

nápoles – viktoria pilzen


e os
oitavos de final:

nápoles/pilzen – bate borisov/fenerbahce

leverkusen/benfica – bordéus/dínamo de kiev

anzi/hannover –
newcastle/metalist

estugarda/genk –
mönchengladbach/lazio

tottenham/lyon – inter/cluj

levante/olympiacos – atlético de madrid/rubin

basel/dnipro – zenit/liverpool

ajax/steaua – sparta de praga/chelsea

(notícia em actualização.)

diogo.pombo@sol.pt