há, contudo, uma condição essencial para a actividade da previsão: estar vivo. os maias só não acertaram na data do fim do mundo porque não tiveram tempo para explicar que o mundo mudou, o que adia sempre tudo. quem sofreu com o erro da previsão maia foi o ministro da finanças vítor gaspar. o fim do mundo era a solução perfeita para quem se preparava para executar um orçamento impossível. as contas que teria de prestar seriam outras, mas não aquelas que o povo português lhe exigiria. estava safo. quando o mundo não acabou, gaspar ficou abalado. percebe que a única maneira de sair desta situação é pedir para ser substituído por paulo macedo. os mercados e a troika não se opõem e gaspar vai trabalhar para o fmi. é feliz e não tem saudades de portugal.
2014
a aplicação do acordo ortográfico tornou-se mais clara. em portugal, todas as pessoas nascidas antes do ano 2000 ficam isentas de utilizar as novas regras. as editoras são obrigadas a publicar duas versões (antes e depois do ao) de cada obra. no brasil, o movimento mpealp (minha pátria é a língua portuguesa) promove a ortografia proposta pela academia brasileira de letras em 1910. entretanto, depois de uma excursão falhada no mundo da publicidade, o escritor valter hugo mãe volta a paraty, onde apresenta o seu novo livro completamente escrito em maiúsculas. uma gritaria, acusam os críticos sensíveis. no brasil, faz sensação. depois de uma breve introdução da obra, fustiga-se com um chicote de tiras à frente de um público embevecido. josé rodrigues dos santos está de parabéns. uma produtora de cinema comprou os direitos dos seus romances. as filmagens já começaram e o jornalista partiu para bombaim.
2015
ninguém se lembra de passos coelho nem de vítor gaspar. o primeiro-ministro é estrangeiro e tem um nome impronunciável. é meio húngaro, fala alemão e foi educado nos estados unidos. apesar dos comentários xenófobos, o primeiro-ministro ganha o respeito dos autóctones por causa da sua máxima eficiência. como é estrangeiro não tem amigos, e como não tem amigos escolhe para perto de si os mais habilitados e mais capazes. é rápido e afável. odeia tudo o que tenha que ver com golfe. é casado com uma portuguesa emigrada em 2012, que fora para washington em busca de melhor sorte. por falar em estados unidos, renato seabra, condenado a 25 anos de prisão pelo assassínio de carlos castro, ganha o prémio miss simpatia na prisão de alta segurança do colorado. diz que quer aumentar a sua pena até à perpétua. a felicidade do recluso é usada pelos republicanos na campanha presidencial para justificar a pena de morte.
2016
as eleições presidenciais em portugal estão complicadas. candidatos não faltam, mas todo têm algum senão. ao longo dos últimos anos, o professor marcelo rebelo de sousa promoveu e despromoveu dezenas de candidatos, que davam para fazer uma bancada parlamentar de estrelas. mas, com razão ou sem ela, embora sempre com graça, desfez sonhos e ilusões. sim, muitos partiram para trabalhos melhores ou para fugir ao stress. sim, muitos ficaram quando deveriam ter fugido. sim, todos deram o seu pequeno contributo para destruir a economia nacional. sim, todos foram vítimas de escutas. mas quem nunca foi escutado neste país? sim, por causa da altura, alguns podiam causar problemas de protocolo quando fossem fotografados ao lado de outros líderes mundiais. mas nem todos podem ter o físico esbelto de um eanes. marcelo deve baixar a fasquia. doutro modo, por exclusão de partes, só ele pode ser o candidato ideal.
2017
a justiça portuguesa levou entretanto uma grande volta. em vez dos anteriores dez anos de média para se pronunciar sobre uma disputa banal, os tribunais demoram cinco. no restantes países da europa a média é agora de três dias. é em 2017 que paulo ribeiro, grande homem, sério e com a noção do que está certo e errado, vê terminado o processo que instaurou contra o santander totta. recordo que, há cinco anos, tinha ido levantar um cheque à dependência de celeirós, em braga, quando foi convidado a sair porque se encontrava mal vestido. a sentença é favorável ao empresário da sucata, mas não lhe atribui a indemnização de 20 mil euros que reclamava. em vez disso, o tribunal estipula que o banco pague 20 euros de multa. a justiça portuguesa nunca desilude. depois desta infâmia, aconteceu tudo o que previ aqui no sol. um raio abateu-se sobre a dependência do santander totta e um anjo anunciou a morte dos primogénitos da terra.