as temperaturas quentes em cenário de praia e à sombra de uma palmeira despertam logo na nossa memória um sem número de imagens associadas. os cocktails, onde a cor e o gelo abundam, perfilam-se na frente de alguns dos prazeres que, julgamos nós, apenas nos estão reservados em épocas em que o sol e o calor são reis. mas uma das mais famosas marcas de cachaça, a 51, líder no brasil, quer agora provar-nos que alguns dos seus produtos até já estão mais associados ao outono e inverno. é o que nos mostra a sua reserva 51, com aromas mais propícios a estas estações, incluindo notas de cacau, amêndoas e baunilha, tudo numa equilibrada mistura que nos traz uma cachaça envelhecida extra premium, de tiragem limitada e que pode ser apreciada pura.
igualmente ‘quente’ é a cachaça 51 gold, que nos evoca agradáveis notas de caramelo e pode entrar na elaboração de cocktails ou ser bebida pura. a mais conhecida, por fazer parte integrante de uma bebida servida tanto no verão como no inverno, a caipirinha, é a cachaça 51, esta sim, a rainha dos cocktails. entretanto, chegou ao mercado uma outra cachaça, ousada, diferente e que não esconde um sabor inconfundível a frutos silvestres. é a black 51, de cor negra e que por possuir baixo teor alcoólico está destinada (mas não só) aos mais jovens. com ele pode fazer, por exemplo, um black pineapple, juntando uma fatia de abacaxi cortado em cubos que é depois macerada com 60 ml de black 51. com mais uma colher de açúcar e gelo picado temos uma bebida surpreendente.
mas com a cachaça 51 ou a 51 gold pode fazer cocktails mais elaborados. tente, por exemplo, a célebre margarita, com 50 ml de cachaça, 20 ml de curaçau triple sec e 10 ml de sumo de limão, não se esquecendo de colocar sal nas bordas do copo. pode optar também pelo blue drop, com 40 ml de cachaça, 20 ml de cointreau, 15 ml de sumo de laranja, 10 ml de sumo de abacaxi e algumas gotas de curaçau blue. enfeite com laranja e cereja. ou então por que não tentar fazer um cozumel: 50 ml de cachaça, 15 ml de curaçau blue, 20 ml de vermouth dry e 20 ml de sumo de laranja, tudo adornado com casca de laranja e cerejas. os cocktails não têm fim e pode sempre improvisar…
jmoroso@netcabo.pt