Precedências nas escadas

Quando um homem e uma mulher sobem ou descem escadas, há alguma regra sobre quem deve ir à frente ou atrás? Manuel Amorim.

o dicionário de bons costumes, das princesas alexandra borghesi e gloria von taxis enumera a regra de etiqueta aqui aplicável de forma sucinta e clara: «subindo escadas, o homem segue a senhora; descendo, precede-a, de maneira a ele estar em condições de a ajudar». mas eu percebo a dúvida do leitor. desde que se encurtaram muito as saias, há quem ache que por pudor, e para evitar embaraços, se faça precisamente ao contrário: os homens atrás, nas descidas, e à frente, nas subidas – desenvencilhando-se cada qual por si em caso de tropeção.

devo dizer que as duas formas – a regra de etiqueta clássica e documentada, e a regra de comportamento improvisada para responder a pontualidades da moda – me parecem ambas com o seu sentido. na minha opinião, se for uma senhora vestida com sensatez avessa a modas conjunturais, prevalece indiscutivelmente a regra de etiqueta atrás apontada. no caso de uma mini-saia muito pronunciada, suponho que quem enfrentar a situação saberá ultrapassá-la da melhor maneira, evitando escorregadelas, tropeções e embaraços.

claro que, salvo com feministas exaltadas que se zangam quando um homem lhes dá primazia, a regra é dar sempre precedência de passagem às mulheres. nós adoramos, e os próprios homens já o fazem naturalmente. a não ser nos casos protocolares que determinem de forma diferente – como hoje, nas forças armadas mistas, em que as patentes se sobrepõem ao sexo de quem sobe ou desce.