SOL&SOMBRA

O mais e o menos da semana visto por José António Lima.

sol

amadeu guerra

chega ao importante cargo de direcção do dciap ao fim de 33 anos de trabalho no ministério público. é uma figura discreta mas consensualmente apreciada no interior do mp. sucede a uma magistrada com uma carreira e uma imagem marcantes, como é cândida almeida. e o desafio que tem pela frente é o de evitar algumas das críticas que se avolumaram contra a sua antecessora, conseguir que os grandes processos mais mediáticos não acabem arquivados ou sem consequências penais e colmatar a falta de meios que o dciap tem enfrentado face à crescente complexidade dos processos que lhe são atribuídos. vindo dos tribunais administrativos, faltar-lhe-á alguma experiência na área essencial da corrupção. mas é, para já, a grande aposta da nova procuradora-geral da república.

cristiano ronaldo

foi a estrela e o elemento decisivo no jogo em que o real madrid eliminou e banalizou o barcelona (e messi) no seu próprio estádio. está num momento de forma único, já leva a impressionante soma de 43 golos nesta época 2012/13 e há seis jogos consecutivos que marca no estádio do barcelona. tem sido o principal seguro de vida de mourinho, nesta época difícil do real. e espera-se que repita a sua eficácia goleadora já na próxima terça-feira, em inglaterra, na tremida eliminatória com o manchester united.

sombra

d. januário torgal ferreira

quando ainda está envolto em dúvida o caso de alegado assédio sexual do bispo d. carlos azevedo e perante a cautelosa reacção da hierarquia da igreja católica, o incontrolável bispo das forças armadas veio revelar publicamente que já tinha ouvido rumores em 2006 e 2007 sobre a homossexualidade de d. carlos azevedo. belo exemplo de solidariedade cristã e de fraternidade episcopal. com amigos destes…

leal da costa

o secretário de estado da saúde começou por assumir o papel de paladino da cruzada contra o consumo de álcool pelos jovens. prometendo, em múltiplas ocasiões, aumentar para os 18 anos a idade até à qual se proibiria a venda de bebidas alcoólicas. afinal, acabou a dar o dito por não dito e a manter a autorização da venda de cerveja e vinho a jovens com 16 anos. a sua cedência aos lóbis destas bebidas foi vergonhosa. e as atamancadas explicações que depois deu foram indecorosas.

josé antónio lima