pensado sobretudo para o segmento mice (incentivos, congressos, eventos), mas também para o mercado corporate, o epic sana lisboa, dedica 1.700 metros quadrados à realização de eventos, a maior do género existente num hotel da capital, com capacidade para 1.300 pessoas. inclui ainda spa, dois bares, o scale e up scale – na cobertura do edifício, onde também fica a piscina exterior – e o restaurante flor de lis.
«no primeiro ano de actividade esperamos ter uma taxa de ocupação de 40%», apontou o administrador do grupo português. na quinta-feira, 14 de março, a sana abrirá o seu 13º hotel em portugal, o epic sana algarve hotel, em albufeira.
o dia 7 de março foi também escolhido para estrear o the beautique hotels figueira, na praça da figueira. a primeira unidade desta nova marca portuguesa, detida pelo grupo nacional ar group, conta com 50 quartos, ginário, spa e o restaurante honra, do chef olivier.
neste quatro estrelas, mais focado no turismo de lazer, o objectivo é ter uma taxa de ocupação entre 40 a 55% no ano inaugural, segundo o director-geral, manuel barbosa. «em período de cruzeiro ambicionamos uma ocupação média acima dos 80%», acrescenta.
com design e decoração de nini andrade silva, esta unidade de charme resulta da remodelação de um imóvel que já tinha sido reabilitado em meados de 2010 pela trustpart – uma participada da galilei (ex-sociedade lusa de negócios) – para albergar um hotel que nunca chegou a abrir como tal. foi entretanto colocado à venda e adquirido em fevereiro de 2012 pelo ar group, que investiu cerca de «150 mil euros por quarto», segundo manuel barbosa, ou seja, cerca de7,5 milhões de euros, gerando 45 postos de trabalho.
estas novas unidade chegam ao mercado numa altura em que a oferta em lisboa supera a procura, pressionando os preços. segundo o observatório de turismo de lisboa, em janeiro, a ocupação e os valores cobrados caíram para mínimos.