Greve da TAP cancela 30 mil reservas

Mais de 30.000 reservas de voos foram já canceladas devido à greve dos trabalhadores da TAP, de 21 a 23 de Março, em protesto contra os cortes salariais, adiantou à agência Lusa uma fonte da companhia aérea.

“os cancelamentos eram hoje de manhã superiores a 30.000”, disse uma fonte da companhia aérea, realçando que o número deverá aumentar todos os dias.

os sindicatos representativos dos trabalhadores da tap, pga e sata entregaram o pré-aviso de greve para os dias 21, 22 e 23 de março, em protesto contra os cortes salariais na companhia área.

o tribunal arbitral do conselho económico e social (ces) definiu na quinta-feira serviços mínimos para os três dias de greve que obrigam à realização dos voos de ligação às regiões autónomas e de vários voos para a europa e áfrica.

fonte da tap, disse à lusa que a companhia só vai realizar durante a greve 13,4% da operação.

o presidente da tap, fernando pinto, convocou a plataforma de sindicatos da companhia aérea para uma reunião hoje de manhã.

contactada pela lusa, fonte oficial da tap disse que a reunião se enquadra no esforço de diálogo com os sindicatos dos trabalhadores da empresa no sentido de encontrar um “compromisso que sirva todas as partes”.

na terça-feira, o presidente da tap, fernando pinto, disse a greve deverá custar à transportadora 15 milhões de euros.

em fevereiro, a tap implementou os cortes salariais determinados para a generalidade da função pública e das empresas do sector empresarial do estado, entre os 3,5% e os 10%, a aplicar a salários brutos superiores a 1.500 euros.

lusa/sol