a audiência da entrevista de josé sócrates à rtp1, no passado dia 27, foi uma das mais elevadas de sempre no conjunto das entrevistas televisivas a dirigentes políticos. ainda assim, foi ultrapassada pelo número de telespectadores do comentário de marcelo rebelo de sousa na tvi, tanto no domingo que a antecedeu como no domingo seguinte.
a comparação entre as audiências de sócrates e marcelo torna-se particularmente oportuna e relevante quando estamos em vésperas de se iniciar, já este domingo, o confronto directo ente os espaços de comentário político de ambos – um no telejornal da rtp1 e outro no jornal das 8 da tvi.
na entrevista que assinalou o seu regresso à intervenção política, após ter perdido as legislativas de junho de 2011, sócrates obteve uma audiência média de 1,6 milhões de telespectadores (com um pico de 1,8 milhões às 21h19) e uma quota de 30,1% de share no total de portugueses que viam televisão àquela hora.
valores, no entanto, claramente superados pelo habitual comentário de marcelo na tvi, que atingiu uma audiência média de 1,9 milhões (e um share de 36,9%) no domingo dia 24 de março, ou uma média de 1,7 milhões (com um share de 36,5%) no último domingo, dia 31.
a desvantagem de sócrates
o embate televisivo entre os ex-líderes do ps e do psd, com hora marcada para esta noite, arranca com uma vantagem para sócrates: a expectativa que se criou em torno das suas primeiras intervenções (e que já fez sentir os seus efeitos na entrevista de dia 27) parece garantir, à partida, a atracção de números significativos, tanto de audiência como de share.
mas parte com uma desvantagem de fundo: o jornal das 8 de domingo na tvi tem, em média, três a quatro vezes mais telespectadores do que o telejornal de domingo da rtp. olhando para as últimas dez semanas, desde o final de janeiro, o bloco noticioso da tvi aos domingos, que conta com o comentário de marcelo,tem registado sempre shares acima dos 30%, com um máximo de 35,6% (24 de março) e um mínimo de 30,7% (17 de fevereiro), alcançando uma média de telespectadores entre 1,5 e 1,8 milhões.
já o telejornal da rtp1 apresenta, nos últimos dez domingos, uma média a rondar os 10% de share, com um máximo de 11,5% (24 de março) e um mínimo de 8,2% (17 de fevereiro), variando a sua audiência entre os 400 mil e os 600 mil telespectadores.
é com este pano de fundo que se iniciará o confronto televisivo marcelo-sócrates, com comentários que se deverão sobrepor entre as 20h45 e as 21h00 – o de sócrates com 25 minutos, a partir das 20h30, e o de marcelo com 35 a 40 minutos, a partir das 20h50. conseguirá sócrates aproximar-se do nível de audiências de marcelo? e o confronto irá dividir os telespectadores ou aumentar a audiência somada dos jornais da tvi e da rtp1? estas são as perguntas que esperam resposta.
jal@sol.pt