Animação nacional e 100% saudável

Podiam ser americanos, espanhóis ou franceses. Mas não. São 100% portugueses e representam o sonho de dois homens: Rui Miranda (gestor) e Rodrigo Carvalho (engenheiro aeroespacial). Em 2009, os dois amigos puseram-se a pensar e decidiram fazer uma coisa – literalmente – em grande: uma série de desenhos animados 100% portugueses mas pensada a nível…

quatro anos depois, a série – que já vai na terceira temporada – foi vendida para 20 países, na europa, américa e ásia, ganhou um mundo interactivo, músicas, jogos e o aplauso de instituições nacionais e internacionais que se asseguram que os valores transmitidos pela nutri ventures estão de acordo com as recomendações de nutricionistas, médicos e pediatras. «desde o início que soubemos que estávamos a falar de uma problemática mundial. em termos de alimentação, a geração de hoje é a primeira que vai viver menos tempo do que a dos seus pais. este é o drama que estamos a viver em todo o mundo», realça rui miranda, representando o sócio rodrigo que se encontra no estrangeiro. mas antes de chegarem a este ponto, os amigos e sócios já eram apaixonados pelo entretenimento. trabalhando na área do marketing, acabaram por ir parar aos conteúdos infantis por acaso. «quando quisemos criar uma marca de entretenimento, quisemos criar uma marca internacional, por isso focámo-nos no segmento infantil. quando começámos a trabalhar nisso e a fazer pesquisas, muito desta área da alimentação saudável acabou por vir ter connosco». e eles acolheram-na.

entretanto, contam com uma equipa de 80 pessoas, todas portuguesas, que nestes quatro anos já produziram «858 minutos de animação o que dá quase nove filmes! além disso, há 15 dias lançámos também uma aplicação para telemóvel e ipad que tem estado sempre em segundo lugar no segmento infantil e no 19.º em termos totais», assinala cláudia rodrigues, do departamento de marketing e vendas. mas não só. desde que estão no ar, há cinco meses – no canal panda e na rtp2 – têm tido audiências de fazer inveja aos concorrentes. «nunca esperámos estar no top três dos programas mais vistos e isto 25% das vezes! já para não falar que 50% tivemos no top 10 e as restantes no top 5», realça rui.

michelle obama e a nutri ventures

há um ano, rui e rodrigo chegavam à casa branca para uma reunião com a equipa da let’s move, um organismo promovido por michelle obama para acabar com o flagelo da obesidade nos estados unidos. «foi giríssimo! confundiram-nos com um general e um senador! mas nunca soubemos qual de nós era o general e o senador!», atira às gargalhadas rui. tudo começou com o embaixador norte-americano em portugal, allan katz, que ao conhecer o projecto nutri ventures os encaminhou directamente para a equipa da primeira dama. «a michelle obama tem duas organizações: a let’s move e a partnership for a healthier america. neste momento nós estamos a fazer uma parceria conjunta para o mercado americano que está praticamente pronta para ser implementada», adianta o sócio fundador. desenvolveram também projectos com produtores e distribuidores de alimentos – saudáveis, naturalmente – que já estão disponíveis em mercados como o brasil, os estados unidos ou a hungria e que chegarão a portugal nos próximos meses.

enquanto isso não acontece, miúdos e graúdos podem acompanhar as aventuras destes heróis alimentados por uma barra hipercalórica até descobrirem os nutri powers dos alimentos verdadeiros, que é como quem diz, as vantagens de uma alimentação saudável e equilibrada.

patricia.cintra@sol.pt