SOL
Gonçalo Ribeiro Telles
Foi agora distinguido com o prémio da Federação Internacional de Arquitectos Paisagistas, o mais prestigiado a nível mundial. É o reconhecimento, aos 90 anos, da carreira notável de um português que ultrapassou fronteiras com a sua actividade nas áreas do ambiente e do ordenamento do território. A nível interno, além de obras marcantes como o jardim da Fundação Gulbenkian, foi ele o criador, enquanto ministro no início dos anos 80, de leis estruturais como a da Reserva Ecológica Nacional e da Reserva Agrícola Nacional. E, a par da sua obra profissional, nunca descurou a intervenção cívica: antes do 25 de Abril, no PPM, nos Governos da AD ou no Partido da Terra. Um prémio e um reconhecimento bem merecidos.
Cavaco Silva
Desempenhou, mais uma vez, um papel fundamental para evitar uma crise política – na sequência da decisão do TC e dos impulsos de demissão vindos do interior do Governo – que lançaria o país no caos e num fatídico segundo resgate. Soube falar no momento crucial a dar o apoio necessário ao Governo e ignorar as críticas e apelos irresponsáveis da oposição radical de esquerda, incluindo alguns sectores do PS. Assim ajudou a ultrapassar mais um momento crítico.
Silva Peneda
Tem desempenhado um papel moderador e fomentador de consensos enquanto presidente do Conselho Económico e Social com as organizações sindicais e patronais. Escreveu uma carta justamente crítica ao ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, acusando-o de defender ‘a negação do espírito europeu’. Agora, foi nomeado pelo PR para presidir às celebrações do dia 10 de Junho. Um ex-ministro que não deixou de ter um papel interventivo.
&SOMBRA
António Mexia
É social e civicamente indecoroso o prémio de 2,5 milhões de euros que o presidente da EDP recebeu em 2012, relativo ao último triénio. O qual, acrescido ao seu vencimento anual de 600 mil euros, dá um bónus escandaloso de 3,1 milhões em 2012. Num momento de enormes sacrifícios, cortes de salários e pensões e desemprego inclemente, pensar-se-ia que teria aprendido alguma coisa com o passado recente ou com exemplos de gestores de países mais desenvolvidos. Mas não, pelos vistos não tem emenda.