Empresas portuguesas repensam estratégias de marketing para enfrentar a crise

“Temos que repensar e olhar para o nosso passado de modo a perceber o que de bom e mau aconteceu no marketing”, defende Rui Ventura, director da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM). “Temos que ‘re-evoluir’ para fazer face à conjuntura actual”, declarou esta manhã o responsável, no âmbito do Congresso Nacional de Marketing, no…

o continente, por exemplo, está a tirar partido da crescente importância da casa na sociedade de hoje em portugal, à semelhança do que acontece um pouco por todo a europa. este ‘regresso’ ao lar levou a que grande parte das actividades sociais passassem a ser feitas ‘entre quatro paredes’ e, consequentemente, de um modo mais individualizado. perante esta nova realidade, o continente tem vindo a fazer “uma oferta mais qualificada, não só ligada ao sector da alimentação mas ligado à casa”, explicou a directora de comunicação da empresa de distribuição do grupo sonae, no primeiro painel do congresso, ‘a re-evolução do consumo’.

nos dias que correm, ainda de acordo com nádia reis, “a sala é a nova sala de estar”, os chefes de cozinha tornaram-se inspirações para muitos e as pessoas estão cada vez mais ligadas à plantação das suas próprias comidas, em casa. “esta ligação da alimentação com a emoção, que podia ser uma ameaça, tornou-se numa oportunidade e permitiu ao continente ligar-se mais aos seus consumidores”, através de páginas na internet como o chef online e eventos como o mega pic nic do continente e o mercado de sabores.

democratizar o luxo

no bes, por sua vez, uma das suas estratégias passa pela democratização do luxo. a directora de comunicação do banco liderado por ricardo salgado assumiu, no mesmo painel, que “o luxo ‘puro e duro’ não é democrático”, mas os marketeers foram buscar inspiração às regras e à linguagem utilizada em marcas de luxo e aplicam-nos nos seus produtos. rita torres baptista explicou, assim, que os especialistas de marketing tornaram aquilo que era inalcançável para a maioria, acessíveis para todos: “o luxo é um jogo de referências sociais e estas marcas emprestam o sonho e a sedução de uma maneira democrática”, rematou.

voltar às origens

já a chef susana felicidade falou do regresso às origens, uma ideia que “não significa retornar a uma época e estagnar”, mas antes um relembrar de conceitos que possam ajudar ‘a dar o salto’. foi esse conceito que a proprietária do restaurante a taberna ideal procurou aplicar no seu restaurante: um espaço “com um bom ambiente, onde se pode comer boa comida portuguesa e ter um atendimento familiar sem se pagar muito”. para a empresária, “é preciso saber quem somos para podermos oferecer algo de origem e original”.

este congresso, do qual o sol é media partner, está integrado na 14ª semana nacional de marketing, que decorre até dia 19 de abril, e inclui ainda o evento marketing leaders night, no porto, que se realiza no dia 18 de abril.

rita.porto@sol.pt