Humor nas campanhas de marketing não é garantia de sucesso

O humor é uma ‘formula’ muitas vezes utilizada pelos marketeers para a transmitirem a mensagem das suas campanhas. Mas nem sempre é um método seguro e eficaz: «É praticamente impossível saber o que vai ficar no imaginário popular.», referiu Nuno Artur Silva, director das Produções Fictícias, no último painel – ‘A Re-Evolução do Humor’, no…

Esta imprevisibilidade faz com que a utilização do humor seja incerta e que nem sempre produz os resultados esperados: «A palavra-chave é risco. O humor tem algo de inesperado e só se sabe se funcionou mesmo no final», disse ainda.

Esta é também uma opinião partilhada pelo responsável da famosa campanha da bebida Frize, com o comediante Pedro Tochas: «Fizemos vários sketches de improviso até que saiu uma campanha», refere Fernando Oliveira, actual director de Mercados Internacionais Sumol+Compal. No entanto para o director desta campanha, o segredo do seu sucesso foi a transparência e a genuinidade dos profissionais envolvidos: «Nós adorávamos aquilo que fazíamos e adorávamos os consumidores».

Este congresso, do qual o SOL é media partner, esteve integrado na 14ª Semana Nacional de Marketing, que decorre até dia 19 de Abril, e inclui ainda o evento Marketing Leaders Night, no Porto, que se realiza no dia 18 de Abril.

rita.porto@sol.pt