“nos últimos cinco anos a mcdonald’s investiu mais de 100 milhões de euros em portugal”, indica fonte oficial, realçando que “por cada abertura, em média, são criados 45 postos de trabalho directos”.
“vamos continuar também a apostar no reforço de parcerias com fornecedores nacionais. actualmente a mcdonald’s portugal trabalha com mais de 30 fornecedores nacionais. em 2012, as compras a estes fornecedores corresponderam a 31% do volume total de compras da mcdonald’s. em 2013 contamos chegar a 34%”, acrescenta.
apesar da crise, a companhia criada nos eua mantém a aposta no mercado luso, onde tem 138 restaurantes, 20% geridos pela empresa e 80% em franquia.
o volume de investimento em 2013 é igual ao de 2012, ano em que abriu três lojas e renovou 13. e em que, pela primeira vez em portugal, teve uma quebra nas vendas: caíram 5,7%, para 278,2 milhões de euros. motivo: a conjuntura económica, que leva à retracção do consumo, obrigando os portugueses a irem menos vezes a restaurantes e a emagrecer os gastos quando vão.
a subida do iva na restauração para 23% também teve impacto nas contas da cadeia. ainda assim, a mcdonald’s portugal terá recuado menos do que o sector da comida rápida, que diminuiu 8,5% em 2012, segundo a informa d&b.
portugal pioneiro
a inovação é outra receita da empresa para alcançar sucesso em portugal. pela primeira vez em todo o mundo – a mcdonald’s tem 34 mil lojas em 118 países – serviu-se sopa numa loja da insígnia norte-americana. generalizou-se a venda de café expresso em todos os locais e foi também por cá que se introduziu o pagamento através de via verde e os quiosques para realizar os pedidos. a rede portuguesa será também uma das primeiras a concluir a renovação dos restaurantes, com a introdução da nova imagem interior e exterior da marca.