há quase 40 anos, o actual rei carlos gustavo virou o país do avesso ao casar com uma plebeia alemã com quem namorava às escondidas havia quatro anos. depois foi a princesa herdeira vitória que casou com seu ex-personal trainer, daniel westling. logo de seguida a sua irmã, a princesa madalena, cancelou o casamento com jonas bergström depois de ter descoberto o seu affair com uma jogadora de andebol norueguesa. agora é o príncipe carlos filipe, de 35 anos, que está a dar a volta à cabeça dos suecos graças à sua relação com sofia hellqvist, uma ex-stripper e actriz erótica.
a relação do príncipe já era conhecida uma vez que o casal vive junto desde 2011, mas com a proximidade do casamento de madalena – que redescobriu o amor e se prepara para subir ao altar a 8 de junho para casar com chris o’neill, um corretor de bolsa norte-americano – a discussão sobre este namoro reacendeu-se. o motivo: carlos filipe disse que tenciona ir à cerimónia acompanhado pela namorada.
a família real até já estava habituada ao namoro, mas madalena – que nunca aceitou a relação – não vê com bons olhos esta convidada. a imprensa sueca relata mesmo que a princesa estará a fazer de tudo para evitar a presença de sofia no seu casamento – ao ponto de ter optado por pajens em detrimento de damas de honor só para não ter a ex-stripper no cortejo nupcial.
no entanto, talvez seja boa ideia que madalena se habitue ao namoro do irmão já que também circula na imprensa sueca que a presença do casal na cerimónia de 8 de junho nada mais é do que um sinal de que se preparam para anunciar o seu próprio casamento. isto apesar de o príncipe ter dito recentemente que não tem “pressa para casar”.
no centro da polémica está sofia hellqvist, 29 anos. a jovem trabalhou como empregada de mesa e modelo. aos 20 anos foi protagonista de uma produção fotográfica para a revista masculina slitz em que apareceu seminua, enrolada numa cobra. ainda assim, foi ao vencer o reality show hotel paradise, uma espécie de big brother, que se tornou conhecida. depois desta experiência televisiva rumou aos eua para estudar ioga, mas descobriu outra carreira: actriz erótica, tendo trabalhado com a rainha da pornografia, jenna jameson. a experiênciapoderá ter sido traumatizante, já que em 2009 a jovem se mudou para o gana para trabalhar como voluntária na construção de um centro para mulheres. no regresso à suécia conheceu o seu príncipe encantado. acerca dela, carlos filipe disse peremptoriamente: “fomos feitos um para o outro”.
raquel.carrilho@sol.pt