A Bertrand Chiado é a ‘Livraria preferida’ de Lisboa

A Livraria Bertrand do Chiado, fundada em 1732, é a livraria preferida na cidade de Lisboa, segundo um inquérito on-line, promovido pela Associação de Editores e Livreiros (APEL), foi hoje revelado.

a “livraria preferida” é uma iniciativa da apel, no âmbito do programa “ler em todo o lado”, que decorreu durante o mês de abril, tendo recebido cerca de 2.500 votações on-line.

a livraria bertrand, na rua garrett, foi fundada por pedro faure e, em 2010, foi considerada a mais antiga livraria em actividade, pelo “guiness book”.

ao longo dos seus 281 anos de vida, aos seus balcões e pelas suas salas passaram nomes como o político josé fontana, que foi empregado e ali se suicidou em 1876, o historiador e escritor alexandre herculano, vários intelectuais da denominada “geração de 70”, como oliveira martins, eça de queiroz, antero de quental e ramalho ortigão.

o escritor aquilino ribeiro, falecido há 50 anos, foi seu frequentador assíduo e a livraria criou um espaço denominado “cantinho do aquilino”, na primeira sala, do lado direito da entrada, preservando a sua memória.

fernando namora, urbano tavares rodrigues, josé cardoso pires, vergílio ferreira e dinis machado foram outros dos escritores que frequentaram a bertrand do chiado.

no segundo lugar classificou-se a livraria pó dos livros, na avenida marquês de tomar, fundada em 2007, e no 3.º, a ler devagar lx factory, em alcântara-mar, aberta desde 2009, e que arrecadou também o prémio melhor ambiente.

o 4.º lugar foi para a livraria ferrin, no chiado, e o 5.º, para a leya na barata, na avenida de roma.

o prémio melhor catálogo foi atribuído à fnac colombo, na luz, e o prémio melhor atendimento foi para a livraria ler, em campo de ourique, que foi fundada em 1970.

o objectivo desta iniciativa, segundo comunicado da apel, é “promover os hábitos de leitura junto de diversos públicos, em diferentes locais, através das mais variadas acções”.

lusa/sol