a quinta de covela, em baião, junto ao douro, não tem tido vida fácil, mas sempre esteve ligada a pessoas que lhe dedicaram um grande amor. até aos anos 30 duas propriedades contíguas constituíam o que é hoje a covela. uma pertencia à família da mulher do cineasta manoel de oliveira. a outra, quinta dos casaínhos, foi comprada pelo próprio cineasta, juntando os dois espaços.
no final dos anos 80 passa para outras mãos, agora as do empresário nuno araújo que, com o apoio do enólogo rui cunha, decidiu dar início à produção e comercialização de vinhos que alcançaram grande notoriedade quer em portugal, quer internacionalmente. foram anos de ouro que em 2006 tiveram um fim abrupto. nuno araújo decidira avançar na quinta com um projecto imobiliário de luxo que previa a construção de 12 moradias, das quais só três foram construídas. infelizmente, este sonho coincidira com o começo da grave crise económica e a quinta teve de ser leiloada.
é precisamente aqui que entram os actuais proprietários, marcelo lima (empresário brasileiro) e tony smith, um jornalista de raízes inglesas que cruzou a sua profissão com o nosso país. amantes de portugal e dos seus vinhos, iam procurando propriedades para darem corpo ao seu sonho, apaixonaram-se pela covela (que estava votada ao abandono) e em 2011 conseguem finalmente comprá-la por três milhões de euros.
puseram mãos à obra, foram de novo buscar o enólogo rui cunha e outros trabalhadores que por lá tinham passado e, aos poucos, estão a dar outra vida à outrora famosa covela. para já a aposta está centrada nos brancos que vêm de 14 ha da quinta que está situada na região dos vinhos verdes (sub-região de baião). agora chega finalmente a prova dos nove, já que os vinhos estão a entrar no mercado. o covela edição nacional 2012 – vinho verde é o primeiro da quinta de covela e é nacional porque se deve à casta avesso que é 100% portuguesa. no nariz mostra-se muito perfumado e apresenta notas de citrinos. na boca é elegante, seco, fresco e muito mineral. ideal para acompanhar peixe grelhado ou marisco. o outro vinho é o covela escolha branco 2012, feito com as castas avesso e chardonnay. mostra-se floral, expressivo, grande mineralidade e bem equilibrado. final de boca é longo. pode acompanhar pratos de peixe e marisco ou até harmonizar com pratos mais elaborados.
a quinta de covela, acreditem, está a renascer, de sonho em sonho.
jmoroso@netcabo.pt