Quatro clubes portugueses disputam torneio europeu de râguebi na Hungria

Atletas veteranos de quatro clubes de râguebi portugueses partem na quinta-feira para a Hungria, onde vão participar num festival europeu da modalidade, na cidade de Esztergom.

No torneio, organizado pelo European Veteran Rugby Association (EVRA), com sede na Alemanha, Portugal será representado por quase uma centena de atletas do Rugby Clube da Lousã (RCL), Clube de Rugby de Juromenha (com uma equipa luso-espanhola integrando jogadores de Badajoz), Clube de Rugby de Évora e Centro Desportivo e Universitário do Porto (CDUP).

“É uma alegria enorme participar neste encontro”, disse hoje à agência Lusa o recém-eleito presidente da direcção do RCL, que lidera a comitiva da Lousã e que, há 40 anos, foi o principal impulsionador da modalidade e do clube local.

Além de vários países da Europa de Leste, como a Rússia, a Polónia, a Bulgária, a Croácia, a Sérvia e a anfitriã Hungria, o festival desportivo conta com a participação de formações da Alemanha, França e Inglaterra.

Os jogos realizam-se na cidade de Esztergom, a cerca de 50 quilómetros de Budapeste, capital da Hungria, entre quinta-feira e domingo, reunindo 22 clubes.

José Redondo, fabricante do Licor Beirão e antigo atleta de râguebi da Académica, realçou o facto de a vila alentejana de Juromenha se fazer representar por “uma equipa mista resultante de um inédito intercâmbio entre Portugal e Espanha”.

O último encontro bienal da EVRA realizou-se em Portugal, em Cascais, em 2011.

Formado em 1999, o Núcleo de Veteranos do clube da Lousã mantém uma actividade regular, com cerca de 40 atletas com idade superior a 35 anos.

Fundado em 1973, o RCL movimenta actualmente 200 atletas dos dois sexos e de diferentes escalões, a que se juntam 40 veteranos.

Lusa/SOL