Portas provoca crash ‘à Lehman’ na bolsa de Lisboa

A crise política afundou hoje a bolsa de Lisboa levando o o PSI 20, o índice que agrega as vinte maiores cotadas nacionais, a perder no conjunto quase 6% e as acções da banca a desvalorizar mais de 10%. Num só dia, a praça financeira portuguesa perdeu 2,5 mil milhões de euros.

o impacto da saída de paulo portas do governo um dia após a demissão de vítor gaspar provocou um crash com uma dimensão só vista em lisboa quando o banco norte-americano lehman brothers faliu em 2008, naquele que foi o ponto mais negro da crise financeira mundial. nesse dia, lisboa desvalorizou quase 8%. a crise em portugal e os receios de uma nova vaga de turbulência na zona euro arrastou as principais praças europeias para o vermelho: madrid perdeu 1,56%, frankfurt 1% e paris 1,1%.

na sessão de hoje, o psi 20 desvalorizou 5,4%, tendo estado a cair mais de 7% ao longo do dia, penalizado sobre tudo pela banca. os maiores bancos registaram perdas na casa de dois dígitos. o bcp liderou as quedas com uma descida de 12,9% no valor dos seus títulos. seguiram-se o banif com 11,9%, o bes com 11,4% e o bpi com 8,3%. todas as vinte cotadas do psi registaram perdas.

luis.goncalves@sol.pt