Mandela em ‘estado vegetativo permanente’

Nelson Mandela está em “estado vegetativo permanente”, diz um documento apresentado pela família ao tribunal sul-africano com a data de 26 de Junho. O conselho dos médicos é para a família dar ordem para desligar a máquina que o mantém vivo artificialmente.

“a antecipação de uma morte que está próxima baseia-se em razões reais e sérias”, lê-se no documento. “o estado de saúde de nelson mandela piorou e os médicos aconselharam a família a desligar a máquina que o mantém vivo. a família mandela está a ponderar essa opção”.

apesar de já ter sido apresentado na semana passada, a documentação apenas foi divulgada esta quinta-feira pela agência de notícias france press, no âmbito do caso da trasladação dos corpos dos três filhos do histórico líder.

a par das dúvidas e especulação sobre o estado de saúde de ‘madiba’ (como é carinhosamente conhecido na áfrica do sul), os últimos dias têm sido marcados pelas disputas no seio da família mandela sobre o local onde o presidente será sepultado. isolado do resto da família, um dos netos, conhecido por mandla, aponta para mvezo, aldeia onde mandela nasceu, mas 16 outros membros – encabeçados pela filha makaziwe – querem que o ‘enterro’ seja feito na aldeia de qunu, onde o presidente cresceu e onde foi mais ‘feliz’. o caso foi parar aos tribunais.

e na quarta-feira, o tribunal deu razão a makaziwe mandela, obrigando mandla a trasladar os três corpos, que estão sepultados em mvezo, para o cemitério de qunu, onde mandela pediu para ser sepultado, ao lado dos seus filhos.

rita.dinis@sol.pt