“a hotelaria nossa associada e nenhum hotel de aveiro está a aplicar, neste momento, a taxa”, frisou aos jornalistas, à margem da apresentação do 25º congresso da ahp, que decorrerá de 20 a 22 de outubro, no algarve.
“o único hoteleiro que vinha aplicando o regulamento, porque não tinha entrado connosco na providência cautelar, suportou a taxa à sua custa e nunca a cobrou aos turistas. e mesmo esse, deixou de o fazer”, continuou a responsável.
em janeiro de 2012, a autarquia de aveiro aprovou um projecto de regulamento que previa a aplicação de uma taxa turística de até um euro por noite em hotéis ou em espaços de alojamento local da região.
desde então que a ahp se tem oposto à medida, contra a qual apresentou uma providência cautelar em dezembro de 2012, considerada depois improcedente pelo tribunal de aveiro. a taxa esteve suspensa, mas acabaria por entrar em vigor a 13 de maio último.
“toda a hotelaria e alojamento local mais emblemático de aveiro está contra o regulamento e isso quer dizer alguma coisa”, reforça cristina siza vieira.
no início de julho, a ahp e os hoteleiros entregaram à câmara municipal um requerimento para voltar a discutir o regulamento relativo à taxa turística, que consideram “estar mal feito” bem como a sua suspensão, mas ainda não obtiveram resposta formal por parte das autoridades camarárias.