Regresso dos The Killers com enchente no 2º dia do SBSR

O grupo rock norte-americano The Killers provocou na sexta-feira a maior enchente do cardápio do dia do festival Super Bock Super Rock (SBSR), perto da praia do Meco, Sesimbra.

a banda de brandon flowers, com um concerto eficaz e um espetáculo com a máquina já oleada, actuou para cerca de 28.000 espectadores, segundo dados da organização.

o regresso do grupo, formado há 11 anos em las vegas, era motivado pelo álbum “battle born”, que não agradou por completo à crítica especializada, mas foram os temas antigos que mais entusiasmo recolheram do público, como “somebody told me”, “human”, “read my mind”, “mr. brightside” e “spaceman”.

a noite contou com a presença de vários grupos, mas os espectadores estavam dispersos pelo recinto até à entrada em cena dos ingleses kaiser chiefs, e depois, os killers.

até então, os tomahawk foram recebidos por uma pequena multidão, com temas como “cpt. midnight” e “god hates a coward”, com o vocalista, mike patton, a brindar o público com impropérios e cumprimentos – “tudo bem? tudo bom?” – em português.

no entanto, apesar do empenho, mike patton teve que chamar a atenção de alguns espectadores da primeira fila, apanhados a bocejar.

mais ou menos por essa altura, duas bandas portuguesas mostravam credenciais ao vivo: samuel úria e clã.

samuel úria desdobrou-se em agradecimentos ao público que preencheu a tenda – ainda que do lado de fora chegassem ecos das músicas dos tomahawk – para o ouvir interpretar, por exemplo, “lenço enxuto” e “não arrastes o meu caixão”.

já os clã, que contam com vinte anos de carreira, experimentaram temas novos, ainda a ser trabalhados em estúdio – como “a paz não te cai bem”, e puseram o público a cantar com eles “problema de expressão” e “gti”.

os kaiser chiefs disseram “é bom regressar a casa”, convocaram as canções de fazer levantar o pó, como “i predict a riot” e “modern way” e o vocalista, ricky wilson, ainda teve tempo de tirar uma cerveja, entre o público.

no sexta-feira era ainda aguardada a estreia do músico norte-americano miguel, figura do novo r&b, que interpretou, entre outros, “how many drinks”, “pussy is mine” e “do you”, com direito a revisitação de bob marley.

a abrir as hostilidades do festival estiveram os norte-americanos black rebel motorcycle club.

a 19.ª edição do festival sbsr termina no sábado com os queens of the stone age como cabeças-de-cartaz.

lusa/sol