abebe selassie vai ser substituído em meados de setembro por subir lall, actualmente um dos directores do departamento europeu do fmi e chefe de missão para a alemanha e holanda, que agora irá acumular com portugal, adiantou a mesma fonte.
lall irá estar já aos comandos da oitava e nona avaliação da troika a portugal. as visitas arrancam em conjunto em setembro e destinam-se a discutir a reforma do estado e o orçamento do estado para 2014.
o novo responsável do fmi para portugal é de origem indiana e tem ampla experiência dentro do fundo, tanto em economias avançadas como emergentes. esteve em programas na coreia do sul, malásia, roménia, rússia e filipinas.
subir lall detém um doutoramento em economia pela brown university e chefia a equipa que produz o world economic outlook (weo), a publicação mais conhecida do fmi, de periodicidade semestral, que contém as previsões para a evolução da economia mundial.
a saída de abebe selassie torna-se assim no terceiro abandono na cúpula da troika em portugal e o segundo para o fmi em dois anos de resgate. a primeira “baixa” deu-se em fevereiro de 2013 com a saída do primeiro representante do fmi no país, poul thomsen, que selassie substituiu.
no mês passado, também o chefe de missão a portugal da comissão europeia (ce), juergen kroeger, reformou-se e saiu da direcção do programa português. o substituto de kroeger ainda não é conhecido, embora o nº2 da missão da ce em portugal, peter weiss, seja um dos nomes apontados para chefiar a equipa de bruxelas em lisboa. outro dos referidos é carlos martinez mongay, chefe de gabinete de joaquin almunia, actual vice-presidente da comissão europeia e o primeiro comissário de assuntos económicos e monetários do primeiro mandato de durão barroso.
com as saídas de poul thomsen, juergen kroeger e abebe selassie, apenas rasmus ruffer, chefe de missão do banco central europeu (bce), se mantém na cúpula original da troika em portugal.
a saída de abebe selassie será comunicada pelo fmi hoje às oito da noite.