a causa da explosão ainda é desconhecida, mas pode estar ligada ao mau estado dos cabos eléctricos e à fraca consistência dos anteriores isolamentos.
a junta de freguesia de são nicolau já tinha alertado a câmara municipal para a falta de segurança no local, e reclama que as obras “não foram devidamente planeadas e no caso de incêndio a intervenção dos bombeiros está altamente dificultada, se não mesmo impossibilitada”, afirma ao sol o presidente da junta de freguesia de são nicolau, antónio manuel.
“estava precisamente a falar com o vereador da câmara municipal manuel brito, lembrando-lhe os problemas de segurança que esta obra deveria ter, nomeadamente o facto de estarem três quarteirões da rua em obra e que no planeamento deveriam ter acautelado como situação prioritária a segurança”, refere antónio manuel, que ao assistir ao incidente alertou rapidamente as autoridades.
os bombeiros sapadores de lisboa estiveram no local, mas tiveram que aguardar que a energia eléctrica dos cabos fosse desligada, pela empresa de transportes públicos (carris), para poderem intervir.
“nós apenas fazemos a manutenção e o controlo, mas uma vez que os cabos estão em carga nós só podemos trabalhar, ou surtir efeito na intervenção, no momento em que eles deixam de ter carga”, explicou o subchefe dos bombeiros sapadores de lisboa, josé faria.
esta situação irá provocar atrasos na obra, pois “deixou os fios dos eléctricos sem energia e é uma situação de perigo eminente de explosões, embora pequenas mas consecutivas”, e que os sapadores de lisboa “como agentes de segurança”, não irão deixar “esta situação desprotegida”, afirmou josé faria.
