Açores conquistam Europa

Os Açores estarão em destaque por toda a Europa no próximo ano. A Secretaria Regional de Turismo e a Confederação Europeia das Associações de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) assinaram um protocolo que atribui ao arquipélago o estatuto de ‘Destino Preferido’ desta organização, que inclui várias acções de divulgação em 2014.

“sempre que falarmos com a comissão europeia, no parlamento europeu ou que estejamos com os media e em conferências, os açores terão exposição”, afirmou o secretário-geral da confederação, michel de blust. além disso, há o impacto junto de agentes, operadores turísticos e consumidores finais.

turismo cultural, ambiental e de congressos e incentivos (meeting industry) são produtos que o governo regional quer desenvolver para atrair mais turistas. “os açores vivem uma nova etapa de reposicionamento do destino ao nível dos mercados com poder de compra. o apoio da ectaa vai ajudar a atingir os objectivos, muito centrados no turismo de experiências e activo”, observou por sua vez o secretário regional do turismo.

vítor fraga indicou que o arquipélago beneficiará da divulgação feita no material promocional e informativo da ectaa, no site, e nas newsletters enviadas para as dezenas de associados em 30 países europeus. “acções destas ajudam-nos a ter o turismo dos açores cada vez mais sustentável”, sublinhou.

em 2012, o volume de hóspedes estrangeiros que chegou às nove ilhas subiu 1,1%, para mais de 146 mil. mas o público português baixou 10%, para 180 mil turistas. a tendência manteve-se no primeiro trimestre deste ano, com uma subidas de 17,8% nos estrangeiros e um recuo de 7,9% nos portugueses.

para contrariar esta evolução, a associação portuguesa de agências de viagens e turismo – que integra a ectaa – já tinha classificado os açores como ‘destino preferido’ em 2013. foi nesse âmbito que, além da assinatura do protocolo com as congéneres europeias, a associação levou aos açores 30 empresários, jornalistas e governantes, no fim de semana passado.

ana.serafim@sol.pt