Experiences & Emotions: Férias à medida

Susana Brás trabalha desde os 17 anos como guia turística, fala cinco línguas e conhece os quatro cantos do mundo. Com a sua empresa Experiences & Emotions organiza programas à medida do cliente em qualquer parte do globo mas é a divulgar o seu país que se sente mais realizada. «O meu objectivo é fazer…

imagine que chega a lisboa, ao porto ou a outra cidade a um domingo e quer visitar antiquários. o bom senso dir-lhe-á que estão fechados e que isso é uma impossibilidade mas para susana brás parece não haver impossíveis. se o cliente quer, ela faz tudo para que se realize. e mais. tenta antecipar os seus desejos e organizar programas que vão ao encontro dos seus interesses mas sempre com uma pitada de surpresa, ousadia e excentricidade.

tudo começou quando tinha 17 anos e decidiu ser guia turística, a seguir fez o curso de correio internacional (para ser guia no estrangeiro) e naturalmente acabou por fundar a sua empresa, a experiences & emotions. «o objectivo é quebrar a sazonalidade e trabalhar ao longo de todo o ano, já que o nosso país tem potencial para isso. e, ao mesmo tempo, fazer tudo à medida do cliente. portugal, principalmente o norte, tem tudo em ponto pequenino, o que é bom para não massificar e não destruir aquilo que realmente são as características da região, fazendo o equilíbrio com o turismo sustentável, apoiando aquilo que são instituições de cariz mais pequeno mas privilegiando o lado humano», afirma a empresária.

depois, como a melhor publicidade é aquela que passa de boca em boca, os clientes já sabem que podem contar com a ‘fada madrinha’ susana para os pedidos mais excêntricos. «já tive um cliente que quis uma determinada garrafa de vinho – difícil de encontrar – às 23h e outros que me pediram para assinalar um aniversário de casamento na rota do românico num dia de temporal de neve». mas os pedidos não se ficam por aqui: jantares à luz da velas no meio das vinhas ou saraus em noites de luar são outras iniciativas já habituais para quem contacta a experiences & emotions.

«a nível de ofertas tentamos perceber ao máximo quais são as características do cliente, se tem um objectivo mais de natureza, mais cultural ou uma busca de raízes, como por exemplo interesse numa rota judaica. e tentamos realizar os sonhos das pessoas desde programas com mais adrenalina até programas mais fora do comum, como baptismos de voo, karting para famílias ou conhecer o país a conduzir ao volante de uma viatura vintage», lembra. há quem opte por temáticas mais histórico-culturais, como a representação da implantação da república ou rotas arquitectónicas como a do barroco, românico ou neoclássico. «em termos de preços é muito variável porque tanto há programas para um dia como para uma semana ou 15 dias. pode ir de 90 euros por pessoa (sem alojamento) a um máximo sem limites. depende da capacidade financeira, daquilo que pretende e do orçamento que tem para o fazer…», lembra. e se o cliente entretanto mudar de ideias a meio da viagem, a guia e a sua equipa alteram e adaptam o programa como se nada fosse, mesmo que seja necessário ligar a todos os antiquários do porto para abrirem as suas portas a um domingo de manhã…

patricia.cintra@sol.pt