Presidente do Burkina Faso de férias na Madeira

O presidente do Burkina Faso está de visita à Madeira. O avião presidencial de Blaise Campaoré, um antigo Boeing 727/200 da TAP, chegou ontem ao Funchal e só deixa a Região na próxima sexta-feira, por volta da hora de almoço.

campaoré veio de marrocos e rumará a lisboa, numa visita de carácter privado e de negócios. trouxe consigo uma reduzida comitiva, com familiares e alguns seguranças.

durante a estada de férias na madeira, tem alguns encontros informais agendados com personalidades ligadas aos sectores económicos e da banca.

blaise compaoré, de 62 anos, assumiu a presidência do burkina faso em 1987, quando foi o protagonista de um golpe de estado sangrento que matou o anterior presidente, thomas sankara.

contactado pelo sol, o cônsul honorário do burkina faso em portugal, hélder santos, disse que o presidente da república está de férias com a família em portugal pelo que não tem agendados quaisquer encontros oficiais. ainda assim, manifestou o desejo desta viagem privada poder contribuir para estreitar os laços entre portugal e aquele país africano.

o burkina faso (antes designado alto volta) é um país africano sem litoral e se estende entre o deserto do saara e o gofo da guiné. é um dos países mais pobres do mundo, com alta densidade demográfica. mais de 80% da população do país depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas.

o portal das comunidades portuguesas, numa informação datada de fevereiro, desaconselha todas as deslocações não essenciais ao burkina faso, e muito em especial na zona norte, próximo da fronteira com o mali e níger. as razões apontadas são estas: “situação de instabilidade na região, ameaça de terrorismo, e da ocorrência de raptos”. as condições de segurança são deficientes, as estradas não oferecem segurança quer ao nível das infra-estruturas quer ao nível da condução praticada pela população local. na capital existem apenas duas estruturas hospitalares aceitáveis; uma francesa e outra privada.

não existe representação diplomática portuguesa no país nem embaixada do burkina faso em lisboa.

o futebol é dos poucos elos de ligação entre os dois países. em 2012, o treinador português da selecção do burkina fasso, paulo duarte convocou para o can 2012 (fase final da taça das nações africanas) dois jogadores que actuavam em portugal: stéphane, defesa do atlético, e narcisse, avançado da equipa madeirense da camacha.

online@sol.pt