Agentes da PSP detidos por carjacking

A PSP do Porto confirma a detenção de um seu agente – e não de dois agentes – pela PJ por suspeitas de um roubo por Carjacking e atropelamento da vítima, há duas semanas, na A-3, perto das Portagens da Maia. O segundo suspeito “fazia-se passar por polícia”.

segundo fonte oficial da psp do porto, “só tivemos um agente detido, o que ocorreu sempre com a nossa inteira colaboração, à polícia judiciária e ao ministério público”.

o agente em causa, residente em são mamede de infesta, matosinhos, “encontrava-se de férias aquando dos factos e já tinha sido retirado de quaisquer funções operacionais”, acrescentou ao sol a mesma fonte do comando metropolitano do porto da polícia de segurança pública.

“está já a decorrer um processo disciplinar no sentido de expulsá-lo da psp”, salientou ao sol a mesma fonte, explicando que “só fomos solicitados para colaborar visando a detenção de um agente do comando metropolitano do porto, mas não de dois agentes”.

o elemento da psp já tem antecedentes criminais não só por alegados roubos, como por eventual tráfico de droga, conforme apurou também o sol.

as detenções foram executadas por investigadores da secção regional de combate ao banditismo/unidade de contra terrorismo, da directoria do norte da polícia judiciária.

entretanto, o sol apurou que o segundo suspeito não pertence à psp, embora se tenha feito passar por agente policial, diversas vezes, sempre que acompanhava o verdadeiro agente da psp, joão furtado. daí as primeiras informações darem conta de dois agentes da psp detidos.

os dois suspeitos, entre os quais o agente da psp do porto, foram apresentados esta tarde ao juiz de instrução criminal da comarca da maia, que ainda não decidiu quais as medidas de coacção.

entretanto, a directoria do norte da polícia judiciária já anunciou ao princípio da tarde as duas detenções, mas sempre sem referir que entre os detidos um é agente da psp. em comunicado, a pj/norte revela que os suspeitos, de 45 e 40 anos, estão indiciados por “presumível autoria de crimes de sequestro e roubo agravados e de tentativa de homicídio, perpetrados em 15 do corrente mês e ano, na auto-estrada a3, junto às portagens da maia, no sentido braga – porto”.

“a vítima, um cidadão, proveniente de espanha e que se dirigia para a cidade do porto, foi primeiramente abordada pelos dois detidos numa área de serviço anterior àquelas portagens”, acrescenta a polícia judiciária. “seguidamente a vítima foi obrigada a abandonar esse local na companhia de ambos, acabando brutalmente atropelada por um deles quando, junto às referidas portagens, fugiu da viatura em que seguia em busca de ajuda”, refere o comunicado da pj/porto, salientando que um dos detidos [o agente da psp] “já tem antecedentes”.

[rectificada às 18h18]

online@sol.pt