o choque da austeridade: passos coelho corta dois subsídios
“vivemos um momento de emergência nacional” e é preciso “fazer mais, muito mais do que estava previsto”. pedro passos coelho abria assim a declaração ao país para apresentar as linhas gerais do orçamento do estado para 2012. naquela quinta-feira de 13 de outubro de 2011, os portugueses paravam em frente à televisão e perceberam o que significa viver sob resgate externo: corte de dois subsídios aos funcionários públicos até 2013, extinção de feriados, fim de deduções fiscais nos escalões mais altos do irs, “cortes substanciais” na saúde e educação e aumentos do iva.
a renúncia de bento xvi: mudança no vaticano
até os seus colaboradores mais próximos diziam ter ficado incrédulos com a renúncia de bento xvi, anunciada ao mundo a 11 de fevereiro de 2013. ratzinger justificou a decisão com o facto de sentir “o peso do cargo”. mas para muitos foi a forma que encontrou para tentar mudar a história do vaticano, onde se esconde um lobby gay, um alegado sistema de prostituição e uma enorme rede de corrupção bancária. com a sua saída, entrou o papa francisco, que logo no primeiro minuto surpreendeu o mundo com a sua forma diferente de ser.
sequestro no bes: o primeiro salvamento de reféns em directo
parecia um filme de acção em directo, mas era um real sequestro num banco. no dia 7 de agosto de 2008, dois brasileiros, wellington nazaré e nilson souza, assaltaram a dependência do bes (banco espírito santo) de campolide, em lisboa, e fizeram reféns dois homens e quatro mulheres durante nove horas. em directo, as televisões mostraram o grupo de operações especiais da psp a negociar com os assaltantes e a intervir quando os ladrões apontaram uma arma à cabeça de um refém. um dos assaltantes morreu e os reféns foram libertados.
segredos no wikileaks: assange divulga informação secreta dos eua
com ele, os segredos deixaram de ser o que eram. o mundo percebeu isso a 28 de novembro de 2010, quando cinco dos jornais mais famosos a nível internacional publicaram parte dos 250 mil telegramas secretos da diplomacia dos eua. a informação fora fornecida pelo wikileaks, um site de denúncias criado em 2006 por julian assange, um australiano de 42 anos. só em 2010, quando publicou detalhes da acção dos eua nas guerras do afeganistão e iraque, é que o mundo entrou em choque e se dividiu sobre a legitimidade de divulgar dados secretos.
espionagem na net: snowden denuncia esquema da nsa
vivia com a namorada no hawai, mas uma ida à china para um suposto tratamento à epilepsia mudou a vida de edward snowden, ex-funcionário da agência nacional de segurança dos eua, e criou uma crise internacional. naquele país, passou dados secretos a jornalistas e descobriu-se um esquema de espionagem de e-mails e ligações telefónicas em conjunto com empresas de telecomunicações. isto através do prism, um programa de monitorização em tempo real das informações na net. está agora algures na rússia, tendo sido acusado de roubo de propriedade pelos eua.
pedido de ajuda: sócrates pede assistência externa
a 6 de abril de 2011, portugal tornava-se o terceiro membro da zona euro a pedir assistência financeira à troika, depois da grécia e irlanda. o resgate, o terceiro em 30 anos, era esperado há meses após as agências de rating terem feito downgrades ao país e à banca nacional, e os juros da dívida pública terem ultrapassado os 7%. o encerramento dos mercados, o chumbo do pec iv, a demissão do governo e a pressão dos banqueiros aceleraram o processo. e tornou-se inevitável quando teixeira dos santos admitiu no jornal de negócios ser necessário pedir ajuda. duas horas depois, sócrates anunciava o pedido de intervenção.
lehman abre falência: wall street provoca maior crise desde 1929
na manhã de 15 de setembro de 2008, o lehman brothers, o quarto maior banco de investimento dos eua, anunciava a sua falência, iniciando a maior crise financeira dos últimos 80 anos. a recusa de washington em resgatar o lehman provocou uma semana de pânico nos mercados financeiros, obrigando os eua a salvar a aig, a maior seguradora mundial, e a accionar um programa de 700 mil milhões de dólares para resgatar o seu sistema financeiro. a crise de setembro de 2008 iria provocar ainda a recessão mundial de 2009 e logo a seguir lançar as sementes da crise da zona euro.