Portugal está no top 3 da transavia.com

Low cost da Air France/KLM reforça investimento com novas rotas em 2014. Este ano quer crescer 25% e transportar mais de um milhão de passageiros.

portugal é o terceiro mercado mais importante na operação da transavia.com, a seguir à espanha e à grécia. este ano, o volume de passageiros transportados nas rotas de e para aeroportos portugueses deverá subir 25%. no total, a companhia aérea low cost do grupo air france/klm prevê movimentar mais de 1,1 milhão de pessoas contra 918 mil em 2012.

“é um crescimento forte, sobretudo considerando o contexto de crise económica”, sublinhou o director-geral adjunto comercial da companhia, hervé kozar, em conferência de imprensa, esta semana.

“com 14 rotas e 83 voos semanais, portugal continua a ser estratégico para a transavia.com e o potencial de crescimento mantém-se”, continua. operando entre os aeroportos de lisboa, porto, faro e funchal para os de paris, nantes, amesterdão, roterdão e eindhoven, por exemplo. à partida de frança, o mercado português é mesmo o maior. só na rota paris-porto, a transportadora tem 27% da quota de mercado, nota kozar.

“estamos muito satisfeitos com os resultados no mercado português. o ano 2013 foi importante porque investimos. em abril, abrimos as rotas lisboa-paris e porto-amesterdão. foi um grande desafio, mas até agora os resultados são bons. queremos crescer outra vez no próximo ano e vamos continuar a investir”, assume o responsável ao sol.

a partir de abril de 2014, a transavia.com passará a voar entre faro e paris duas vezes por semana. e acrescentará frequências às ligações porto-amesterdão e porto-paris. a somar, poderão surgir novas rotas entre porto e mais regiões francesas. por enquanto, o director da companhia – que voa para 160 destinos na europa, médio oriente e áfrica; transportando 7,6 milhões de passageiros – não detalha mais. nem se compromete com previsões de passageiros para 2014.

maioritariamente comercializada através da internet, a partir de meados de outubro, a oferta aérea da transavia.com estará também disponível em todas as agências de viagens em portugal. e, além de mais investimento em marketing e comunicação, a companhia vai aliar-se à air france/klm quanto à promoção e vendas em território português.

ana.serafim@sol.pt