apesar de alguma falha nos negócios, como a entrada no brasil, teve um sucesso geral assinalável, incluindo na internacionalização em países como a polónia e a colômbia. talvez contrariando algumas tomadas de posição públicas na defesa da ética cidadã, também terá beneficiado fiscalmente com a mudança da sede do grupo para a holanda.
foi precisamente no aspecto da sua afirmação pública como cidadão, e na defesa da ética que a sua acção se mostrou mais discutível. falou sempre como se fosse possuidor da verdade absoluta e sem alternativas (o que em si já é estranho), e depois não soube sequer ser coerente com o que defendia nesse aspecto. sentia epifanias politicas que não conseguia deixar de partilhar, aproveitando a abertura excessiva dos jornalistas a qualquer fazedor de dinheiro bem sucedido.
mas prestou homenagem aos antepassados que lhe fizeram a fortuna, com uma fundação, a que agora se vai dedicar por inteiro, cuja direcção entregou muito bem a antónio barreto, e cuja acção tem sido intensa e importante para portugal.