o dia começará às 10h com uma visita ao cemitério do alto de s. joão, onde estão supultadas várias figuras marcantes da república (como miguel bombarda, almirante reis e adelaide cabete), e às 11h30, será feita uma homenagem a antónio josé de almeida, com um cerimónia junto à sua estátua, em lisboa – organizado pelo grande oriente lusitano (gol).
às 15h, no café-concerto do espaço chiado, haverá uma projecção de “imagens de mulheres no tempo da república” de joshua benoliel, apresentadas por joshua ruah (comissário da exposição), seguido de uma mesa redonda em seguida – aberta ao público -, com o tema ‘quotidianos no feminino – da implantação da república ao século xxi’.
esta mesa pretende analisar as principais mudanças em termos sociais, familiares, educacionais e culturais pelas quais as mulheres passaram, desde a implantação da república até hoje, e terá como oradores fernanda rollo (professora associada de história, faculdade de ciências sociais e humanas da unl), antónio arnaut (advogado e past grão-mestre do gol) e maria antonieta garcia (professora associada da universidade da beira interior – aposentada).
o dia terminará com a inauguração de uma exposição de fotografias de benoliel no gol, às 19h, na rua do grémio lusitano, em lisboa, seguido de um cocktail.