Francisco Garcia: Cresceu e reapareceu

Em criança, foi uma das caras mais conhecidas da televisão. Na adolescência, tornou-se um rosto de referência para os mais novos. Depois de cinco anos em Espanha, Francisco Garcia está de voltacomo actor, na novela da TVI I Love It, e como jovem empresário, com o restaurante Cascas.

tudo começou com pequenas participações em anúncios e programas de televisão. depois deu o salto para médico de família, a série da sic que esteve no ar de 1998 a 2000 e o tornou conhecido do grande público. “foram experiências muito positivas. nunca me vou esquecer de tudo aquilo por que passei a trabalhar durante dois anos e meio”, diz francisco garcia.

graças ao sucesso da série, a exposição mediática foi algo com que teve de lidar desde muito cedo: “lembro-me de ir a um shopping no carnaval, mascarado dos pés à cabeça, que não dava teoricamente para me reconhecer, mas pela altura e pela voz viram logo que era eu”.

mas o pequeno rapaz, que na altura tinha apenas nove anos, cresceu. e aos 25 conta já com uma carreira de duas décadas.

o seu percurso não passou apenas pela representação. francisco também apresentou programas juvenis como o sic a abrir – onde esteve durante um ano – e disney kids, que co-apresentou com carolina patrocínio, de 2004 a 2008.

foi neste último ano que embarcou numa nova aventura: mudou-se, de armas e bagagens, para espanha. “a ida para madrid foi uma procura de experiências, de dificuldades, de desafios, de pores à prova aquilo que és e que dizes que fazes como pessoa”. pouco tempo depois, começou a trabalhar para a disney ibérica e para o canal animax como apresentador e repórter. teve ainda uma pequena participação como actor numa série do canal espanhol telecinco. “apesar de ter trabalhado durante 15 anos em portugal e de as coisas terem corrido francamente bem, não tinha a certeza do meu valor”.

mas existe ainda uma faceta de jovem empreendedor que poucos conhecem. aos 17 anos, criou o trigobus, um autocarro que levava os jovens para a antiga discoteca algarvia trigonometria – um projecto totalmente financiado por si e a seu cargo entre 2007 e 2009: “para não ter de pagar mais um salário, porque já tinha seguranças e motorista dentro do autocarro, era eu que picava os bilhetes, toda a noite, todos os dias. nos dias em que tinha gravações [do disney kids], arrancava para lisboa, gravava o que tinha a gravar e depois voltava para baixo”.

foi a necessidade de estabilidade que trouxe ao de cima este seu lado de ‘homem de negócios’: “estamos a falar de um meio muito instável e aquilo que eu pretendia era um percurso, um caminho sem nunca esquecer a minha parte pessoal”. francisco nem sempre pensou fazer uma carreira ligada ao mundo da televisão: “é na passagem de ano de 2010 para 2011 que se dá o click. eu quero que isto seja o expoente máximo da minha adrenalina profissional mas, para isso, tenho de ter outros negócios e um lado profissional activo, que me permitam ter estabilidade”.

o seu mais recente projecto empresarial é o bar/restaurante cascas, um espaço também idealizado e criado pelo actor: “no primeiro ano, eu estava 17 horas ali. não há ninguém que conheça aquele restaurante melhor que eu e não exijo nada aos meus colaboradores que eu ainda não tenha feito”.

francisco está agora de regresso ao pequeno ecrã, com a novela juvenil da tvi i love it: “a primeira sensação foi sentir-me um peixe dentro de água. voltei ao meu mundo e voltei em grande”. mas o seu regresso dá-se com um papel em que é difícil imaginá-lo: “o tomás pareceu-me aliciante porque não tem nada a ver comigo. é ‘um mau da fita’ com um sorriso na cara”. a única coisa que deu de si à personagem foi, garante, a sua “fisionomia e o bar”.

com vários projectos em mão, a vida profissional deste jovem de 25 anos parece ainda estar a começar: “acho que as pessoas devem ter orgulho naquilo que fazem, naquilo que conquistam, tanto nas pequenas como nas grandes coisas. e quero sempre mais”.

rita.porto@sol.pt