‘Abandalhámos os preços de forma lamentável’

Os bons resultados que o turismo português teve nos últimos meses justificam-se sobretudo com a degradação de preços na hotelaria, defendeu hoje o empresário e ‘pai’ da Quinta do Lago, André Jordan.

“os pequenos sucessos dos últimos meses deveram-se ao preço. abandalhámos o preço de uma maneira lamentável”, argumentou durante o congresso da associação de hotelaria de portugal (ahp), que decorre até amanhã, em albufeira.

“só por causa do preço é que tivemos esses bons momentos agora. vamos ver como é o inverno. o resto é ilusão. não houve promoção, não houve marketing, não houve nada. houve apenas o preço. as pessoas foram à internet e viram que aqui podem ficar num hotel de cinco estrelas por 80 ou 150 euros por noite. ou num hotel de quatro estrelas, com tudo incluído e quatro refeições diárias por 60 ou 70 euros por pessoa, por dia”, frisou jordan.

confrontado com o facto de o problema da descida de preços não ser apenas de portugal, mas de todos os países do sul da europa, andré jordan reagiu: “descer é uma coisa, descer para o inferno é outra”.

a quebra de preços na hotelaria portuguesa tem sido uma preocupação do sector, devido ao impacto na sustentabilidade financeira e económica das unidades e empresas hoteleiras, tendo em conta a crise e as dificuldades de acesso ao crédito.

para que a hotelaria nacional ganhe força e projecção internacional, andré jordan sugeriu a criação de um consórcio para vender os hotéis portugueses em conjunto e promover uma marca hoteleira comum no estrangeiro.

até agosto, os proveitos totais da hotelaria subiram 4,9%, para 1,3 mil milhões de euros.

ana.serafim@sol.pt

*em albufeira a convite da ahp