Sócrates lança livro para falar de outras coisas

No seu último artigo do DN, escrito certamente antes do lançamento do livro de José Sócrates (sessão que reuniu, com Lula da Silva – em Portugal por outros motivos, mas ainda assim… –, Mário Soares e a nata do PS só com excepção de Seguro – Almeida Santos, Jaime Gama, etc.), Manuel Maria Carrilho frisava…

pois foi exactamente o que aconteceu com o livro de sócrates. por razões várias (este governo achou que levá-lo para a rtp ia enfraquecer a actual liderança de seguro, e apostou nisso), temos aí a massacrar-nos o ex-primeiro-ministro, um videirinho que nunca explicou bem o seu enriquecimento pessoal, mais o da sua mãe. e o pior é o provérbio que diz: ‘depois de mim virá quem de mim bom fará’. parece ser o que está a acontecer com passos coelho, outro videirinho que só acabou o curso aos 38 anos numa universidade manhosa e, depois de se arrastar muito pela jsd, começou logo a trabalhar como administrador de empresas (penso ser a isto que se chama tráfico de influências politicas).

lembro-me de ter pensado que depois de sócrates, seria impossível arranjar um governo tão mau. enganei-me. este governo, como governo completo, será pior do que o anterior – e, se nos lembrarmos das suas promessas eleitorais, ainda mais mentiroso. mas isso não reabilita sócrates (mesmo que passos, ou por pura solidariedade de identidades semelhantes, ou com o falso maquiavelismo de entalar seguro, ajude à sua recuperação pública). entre os dois, venha o diabo e escolha.

deus nos livre do regresso de sócrates. e deus nos leve rapidamente do governo passos coelho. e os deixe juntos a estudarem filosofia e ciências politicas, o mais longe possível de todos nós.