pois foi exactamente o que aconteceu com o livro de sócrates. por razões várias (este governo achou que levá-lo para a rtp ia enfraquecer a actual liderança de seguro, e apostou nisso), temos aí a massacrar-nos o ex-primeiro-ministro, um videirinho que nunca explicou bem o seu enriquecimento pessoal, mais o da sua mãe. e o pior é o provérbio que diz: ‘depois de mim virá quem de mim bom fará’. parece ser o que está a acontecer com passos coelho, outro videirinho que só acabou o curso aos 38 anos numa universidade manhosa e, depois de se arrastar muito pela jsd, começou logo a trabalhar como administrador de empresas (penso ser a isto que se chama tráfico de influências politicas).
lembro-me de ter pensado que depois de sócrates, seria impossível arranjar um governo tão mau. enganei-me. este governo, como governo completo, será pior do que o anterior – e, se nos lembrarmos das suas promessas eleitorais, ainda mais mentiroso. mas isso não reabilita sócrates (mesmo que passos, ou por pura solidariedade de identidades semelhantes, ou com o falso maquiavelismo de entalar seguro, ajude à sua recuperação pública). entre os dois, venha o diabo e escolha.
deus nos livre do regresso de sócrates. e deus nos leve rapidamente do governo passos coelho. e os deixe juntos a estudarem filosofia e ciências politicas, o mais longe possível de todos nós.