fundada em 1638 por christiano kopke, a casa com o mesmo nome é a mais antiga companhia de vinho do porto. várias gerações geriram o negócio, até que em 1953 a casa kopke foi vendida à família barros e em 2006 o grupo sogevinus adquiriu a empresa através da barros & almeida. uma história de séculos que perdurou na memória dos homens, sempre fiel ao mesmo nome e à luta pela qualidade dos vinhos que saem da quinta de s. luiz, perto do pinhão.
e é para ‘contar’ toda esta história de 375 anos que os seus responsáveis e o enólogo carlos alves decidiram lançar no mercado uma edição limitada de kopke porto colheita 1940.
o kopke 375 sai de uma colheita do ano em que o mundo testemunhava os acontecimentos da ii guerra mundial. esta colheita de 1940, elaborada a partir das castas tradicionais da região do douro, repousou ao longo de 73 anos no casco n.º 10053, com capacidade para 580 litros. foi envelhecendo, repousando nos armazéns da kopke, em vila nova de gaia, onde teve a influência atlântica a beneficiar a sua qualidade.
finalmente engarrafada, surpreende-nos hoje pela sua equilibrada evolução, elegância, suavidade na boca e frescura, evidenciando ainda muita energia, tudo dado pelas vinhas velhas da quinta de s. luiz, a uma altitude entre os 200 e os 400 metros.
apresentado num estojo em madeira nobre de pau-santo, este kopke 375 revela-se perfeito para degustar simples, acompanhar uma refeição ou, para os apreciadores, na companhia de um charuto.
a edição limitada em garrafa de 75 cl é posta à venda no mercado por 680 euros a unidade.
jmoroso@netcabo.pt