“a abertura do novo museu dos coches depende do desbloqueamento das verbas necessárias à conclusão das obras no valor de 3,6 milhões de euros”, afirma o gabinete do secretário de estado da cultura, barreto xavier, questionado, por deputados do ps, sobre a data prevista de abertura do museu.
em março deste ano, o secretário de estado da cultura tinha declarado publicamente no centro cultural de belém que a abertura do novo museu dos coches estava prevista para a segunda metade de 2014. posteriormente, em entrevista ao expresso, afirmou que abrir o novo museu “não é uma prioridade” e apontou o ano de 2015, data novamente reafirmada no mês passado.
em resposta, na última terça-feira, a um requerimento apresentado no parlamento, a que o sol teve acesso, o governante explica que os 3,6 milhões de euros são para construir uma passagem superior pedonal de ligação ao outro lado da estação ferroviária de belém, a compra e construção do equipamento de exposição, a produção de conteúdos multimédia e de sinalética, a certificação energética e a mudança do acervo das antigas instalações.
barreto xavier revela ainda que foram gastos, até agosto de 2013, 182 mil euros com custos de vigilância, segurança e electricidade do edifício, que já está concluído.
o edifício foi construído com 35 milhões de euros pagos como contrapartidas pela construção do casino de lisboa, negociadas pelo governo de josé sócrates, em 2009.