o encontro de escritores de língua portuguesa regressa pelo quarto ano consecutivo a natal, capital do rio grande do norte, no brasil, a 7 e 8 de novembro, sob o mote os prazeres da vida. e com nomes sonantes da literatura: joão de melo, mário zambujal, josé carlos de vasconcelos, ricardo araújo pereira, afonso cruz e nuno camarneiro vêm de portugal juntando-se a escritores de língua portuguesa de outras geografias, como germano almeida, de cabo verde, antónio fonseca e jorge marques belas, de angola, luís carlos patraquim, de moçambique, alice goretti pina, de são tomé, e celina veiga de oliveira, de macau.
como se não fosse suficiente, nesta sua quarta edição, o encontro promovido pela uccla estabeleceu uma parceria com o festival literário de natal, encontrando-se integrado nesta festa dos livros da capital do rio grande do norte, que começa hoje e se estende até dia 9. ou seja, às mesas promovidas pela uccla juntam-se outras que contam com autores brasileiros como rubens figueiredo, joão paulo cuenca, eucanãa ferraz, milton hatoum, tatiana salem levy, josé eduardo agualusa e caetano veloso. e tudo acontece na tenda dos escritores, montada na praça em frente ao teatro alberto maranhão, no centro histórico da cidade.
assim, germano almeida, luís carlos patraquim e ricardo araújo pereira irão falar sobre a literatura e o humor (a 7, às 09h30), afonso cruz, john bellas e josé carlos de vasconcelos sobre literatura e gastronomia (a 7, às 14h15), e mário zambujal, alice goretti pina, joão de melo, nuno camarneiro e celina de oliveira têm como tema a literatura e o erotismo (a 8, às 14h15).
destaque ainda para, no âmbito do festival literário de natal, tatiana salem levy e josé eduardo agualusa, que falam sobre um romance em nascimento (hoje, às 19h), joão paulo cuenca e vicente cerejo, que se debruçam sobre a invenção do quotidiano (amanhã, 7, às 20h30), ivan junqueira e marize castro, que olham a poesia brasileira contemporânea (a 8, às 18h30) e caetano veloso e eucanãa ferraz que vão pensar a poesia na canção, a canção na poesia (a 9, às 19h30).
mas antes deste festim literário começar, a uccla aproveitou para fazer ontem na prefeitura de natal a sua reunião da comissão executiva na qual o secretário-geral, vítor ramalho, deu a conhecer o protocolo assinado com a aicep com o intuito de dinamizar as empresas associadas na uccla bem como a o aprofundar de relações com a ucci (união das cidades capitais ibero-americanas), com o objectivo de unir esforços para juntar as várias cidades e suas culturas e apostas estratégicas.