beber um bom vinho, comer um delicioso queijo, provar um apaladado enchido ou experimentar um doce de sonho são algumas das tentações que fazem parte do álbum dos maiores prazeres da vida. e quando, por algum acaso, temos a oportunidade de encontrar tudo isto pela frente parece que chegámos a um estado de felicidade suprema – pelo menos assim o afirmam os grandes apreciadores.
e eis que chegou a oportunidade de ir ao encontro de um imenso painel de sabores e de vinhos de grande qualidade. entre o dia de hoje, e a próxima segunda-feira, dia 11, o centro de congressos de lisboa (antiga fil) vai receber a 14.ª edição do ‘encontro com o vinho e sabores’. o maior e mais antigo evento vínico e gastronómico do país traz até à capital uma oferta irrecusável: mais de 350 produtores de vinhos, queijos, presuntos, enchidos e azeites vão-nos dar a provar o que de melhor se faz em portugal. só em vinhos teremos à nossa disposição mais de 1500, alguns deles estrangeiros.
a par de tudo isto, poderemos também aprender ou melhorar os nossos conhecimentos no que se refere a harmonizações vínicas, assistir a concursos – destacando desde logo ‘a escolha da imprensa’ para saber os vinhos eleitos pelos especialistas –, ou percorrer as lojas de acessórios. numa altura em que o natal se aproxima, é o local ideal para escolher os melhores vinhos, queijos e enchidos para a consoada, ou aprender como se faz o doce dos nossos encantos. entretanto, se não foi a tempo de se inscrever para as várias provas especiais (são dez), esteja atento para não perder esta oportunidade única no próximo ano e vá ensaiando por si mesmo. aventure-se nas colheitas de excelência da kopke, nos champanhes deutz ou nos vinhos da herdade da malhadinha nova ou luís pato, só para citar alguns dos que irão estar em prova.
o ‘encontro de vinho e sabores’, organizado pela revista de vinhos, abre as portas hoje, sexta-feira, entre as 18h e as 22h. no sábado e no domingo o período de funcionamento será entre as 14h e as 20h. o valor da entrada é de 10 euros e os bilhetes encontram-se à venda no próprio centro de congressos de lisboa.