Lisboa-Porto, conseguir o que escapa ao Governo

Não admira o entendimento e a cumplicidade entre o socialista António Costa, da Câmara de Lisboa, e os mais à direita Rui Rio e Rui Moreira, da Câmara do Porto. Eles caminham no sentido em que o Governo falhou: diminuem as dívidas das suas cidades, mas continuam a investir e a melhorá-las. Talvez o exemplo…

nestes aspecto, pode-se dizer que costa, rio e provavelmente moreira são uns vencedores. e é bom ver que há competência politica em definir objectivos e alcançá-los politicamente, ao contrario do que tem sucedido com o governo de passos e portas.

mas, entendendo tudo isto, ainda assim gostaria de ver alternativas mais claras, e divididas a traço mais grosso, entre as politicas de centro esquerda de costa e as de centro direita de rio e moreira. ser competente e eficiente na definição e alcance de objectivos políticos não chega. é preciso haver alternativas mais à esquerda e mais à direita.

e eu quero essas alternativas nas politicas sociais e produtividade económica, sem sacrificar aquelas a esta. não me venham com medidas fracturantes, que para mim são sempre mais de direita – apesar de bloco de esquerda e isabel moreira, aparentemente, acharem o contrário. mas não é por acaso que têm cumplicidades, quanto a essas medidas, numa direita bem reaccionária. e entretanto, fazem o banzé suficiente para deixar as políticas sociais no limbo do esquecimento.

panunciacao@sapo.pt