‘World Technology Awards’ distingue UMinho por interface para infância

A Universidade do Minho (UMinho) foi distinguida nos “World Technology Awards” pelo interface educativo ‘t-words’ que permite às crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases, podendo ajudar a combater a iliteracia.

em comunicado enviado à agência lusa, a academia minhota explica que aquele galardão é uma “iniciativa mundial distingue os trabalhos que estão a criar o século xxi e que serão provavelmente os mais importantes a longo prazo nas suas áreas”.

o ‘t-word’, concebido pelos investigadores cristina sylla, sérgio gonçalves, pedro branco e clara coutinho no engagelab, um laboratório incorporado no centro algoritmi da uminho, foi distinguido na área de entretenimento, numa cerimónia que ocorreu em nova iorque.

“dada a ênfase do ‘t-words’ na exploração sonora, pensamos que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia”, diz pedro branco, coordenador do engagelab e professor do departamento de sistemas de informação.

segundo o comunicado, o ‘t-words’ “permite às crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases”.

a tecnologia, adianta o texto, “é constituída por blocos físicos que podem ser gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações sonoras”, pelo que “os mais novos participam assim em diferentes actividades, como a construção de rimas ou a exploração da sonoridade de palavras e frases, enquanto desenham na superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras”.

a instituição aponta, deste modo, que o ‘t-words’ pode “ajudar a combater problemas de literacia nas crianças”.

este projecto resultou de uma colaboração entre o centro de investigação em estudos da criança e o centro algoritmi, sendo financiado por fundos do feder e da fundação para a ciência e tecnologia, estando agora a ser estudada a possibilidade de produção industrial do protótipo com as empresas molding e globaltronic.

a uminho esclarece ainda que este “é o primeiro projecto português a ser distinguido numa área que já foi ganha, por exemplo, pelos responsáveis da sony computer entertainment, napster, ecco design e zynga”.

os “world techonology awards” são promovidos pela world technology network, com parceria da cnn, do nasdaq e das revistas time, fortune e science, entre outros.

lusa/sol