com o inverno, chega a chuva e com a chuva chegam as botas de borracha. foi justamente esta a estação escolhida para dar a conhecer uma das mais recentes marcas nacionais de calçado, que vem de uma fábrica com 40 anos de história. “somos um dos maiores produtores de componentes para calçado e calçado injectado na europa. esta empresa atinge vendas anuais de mais de 6 milhões de pares de solas e calçado injectado em todo o mundo”, realça josé pinto, ceo da marca.
depois de nas últimas quatro décadas se ter especializada em solas, chegou a altura de a empresa se aventurar em nome próprio no calçado propriamente dito, usando o conhecimento adquirido para o aplicar a botas, de borracha, claro está. “a ideia de criar uma marca irreverente e inovadora na área do calçado de plástico começou em 2013 e entre a ideia e o lançamento – em março de 2013, em itália, por ocasião da feira micam [uma das maiores feiras de calçado do mundo] passaram poucos meses. a marca começou logo a ser vendida por ocasião do vogue fashion’s night out, em setembro”.
a primeira colecção já conquistou clientes em países tão diferentes como japão, reino unido, china, alemanha, frança, espanha, bélgica, turquia, rússia e itália – considerada a meca dos sapatos de qualidade. o tempo suficiente para a lemon jelly começar também a coleccionar prémios. um deles foi o de ‘marca revelação’ na categoria de calçado inovador na feira de dusseldorf, em setembro.
em termos criativos, o caminho para chegar à lemon jelly também foi bastante rápido: “durante uma semana deixámos de ser apenas uma jovem equipa de criativos. passámos a ser pessoas em busca da fórmula de felicidade. enquanto passávamos juntos algum tempo de qualidade, procurámos descobrir o que sabíamos sobre alegria de viver. relaxámos, brincámos com as palavras, fizemos um brainstorming e vasculhámos os nossos sentimentos para escolher os sabores, as cores e as formas dos mais simples prazeres da vida. no fim, fizemos sapatos com isso”. é por isso em jeito de brincadeira que a marca se assume “jovem, urbana e dinâmica”. já a referência do nome vem do aroma a limão que caracteriza todo o calçado que sai das suas fábricas: “é como uma explosão de gelado, gomas, rebuçados e chupa-chupas”, acrescenta josé pinto.
e apesar de o inverno ainda não ter chegado oficialmente, a marca e a fábrica já está com os olhos postos na próxima estação, para a qual vai alargar a sua colecção a sapatos, sabrinas e sandálias de borracha. sempre com cheiro a verão.